“Ele não me deixa sair de casa, mas eu saio mesmo assim!” Essa frase pode até parecer de um relacionamento amoroso e tóxico, mas não é! O “ele” é o dinheiro e o “eu” é você, tentando achar uma solução para se livrar da prisão que é uma vida financeira descontrolada.
Apesar desse cenário ser um tanto quanto assustador, é possível, sim, colocar ordem no seu dinheiro e voltar a ter o controle das finanças. Para isso, todo corte é válido, principalmente aqueles gastos do dia a dia que passam despercebidos e no fim do mês surgem na sua fatura do cartão como se nada tivesse acontecido.
O número de brasileiros inadimplentes e com a vida financeira comprometida já passa de 60 milhões de pessoas, foi o que revelou uma pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), além disso, a pesquisa mostrou que, o número de endividados é 6,5% maior em relação ao mesmo período de 2021.
Ainda acompanhando a pesquisa, é possível ver que a média de dívidas das pessoas é de R$ 3.600, o que mostra que em muitos casos a educação financeira poderia resolver este problema. Isto porque para muitos, este valor não é alto, mas acaba virando uma bola de neve no fim das contas, o que também influenciará em outros problemas, como a falta de credibilidade no mercado e com isso, pouco acesso a crédito, seja para financiar um veículo, comprar uma casa ou até mesmo conseguir crediário em uma loja.
💡 Leia também: Aprenda a traçar metas financeiras eficientes com o Mercado Pago
Alguns hábitos, que são extremamente prejudiciais para a saúde financeira, podem ser facilmente listados, e provavelmente estes 60 milhões de brasileiros inadimplentes já cometeram em algum momento da sua trajetória financeira. O impacto destes hábitos, sejam eles frequentes ou não, é gigante. Ou seja, quando acumulados podem desestabilizar sua vida financeira.
1. Comprar só por estar na promoção
“Se eu não comprar o desconto é maior” essa frase nasceu de uma comédia, porém, não é piada e está super correta! Não é por a promoção ser boa que você tem que comprar, promoção nenhuma superará suas contas em ordem. Dê sempre prioridade a pagar uma conta do que comprar algo novo.
2. Gastar mais do ganha
Este tópico pode parecer um pouco óbvio, mas é a realidade de muitos brasileiros. Gastar um pouco mais em um mês para repor em outro, ou então já tirar uma parte dos ganhos do próximo mês para suprir, esse jogo de vai e vem pode afetar sua vida financeira.
3. Não se planejar financeiramente
Seja comprando à vista, parcelando, comprando a prazo, muitas vezes a falta de planejamento faz com que uma pequena compra inocente vire um peso todos os meses.
4. Não ter uma reserva de emergência
Principalmente por não ter planejamento do que se compra a reserva financeira fica comprometida, e em uma hora difícil ela não estará lá para ajudar, como consequência você terá que utilizar o cartão de crédito, parcelar mais, pegar dinheiro emprestado, entre outras “soluções” que podem não ser o melhor caminho.
5. Ser refém do cartão de crédito
Os cartões de crédito oferecem muitos benefícios em diversas áreas e são ferramentas excelentes, inclusive para controlar a vida financeira, mas se não forem utilizados corretamente podem se tornar um bicho-papão das suas finanças, principalmente quando a história é parcelar fatura ou fazer o pagamento mínimo.
6. Não saber para onde o seu dinheiro vai
A falta de planejamento faz com que você chegue ao final do mês e se pergunte: “para onde foi meu dinheiro este mês?”.
É possível virar este jogo, ou melhor, esta conta? Com certeza! A reeducação financeira se inicia com a mudança de hábitos e isso será o primeiro passo para uma vida financeira saudável, a importância desta mudança está ligada a duas coisas relevantes: seu futuro e sua saúde mental.
Os primeiros e mais importantes passos para esta mudança começam com:
Mudar seus hábitos é essencial para manter o controle e a vida financeira estável, para isso existem diversas formas de fazer este controle e permanecer em dia com suas contas.
Experimente você também a fazer esta mudança, são inúmeras ferramentas que vão te ajudar a se organizar, poupar e ainda investir com responsabilidade. No Mercado Pago, por exemplo, ao abrir sua conta digital você tem acesso a diversas soluções que vão facilitar seu controle financeiro.