Conexão Mercado Pago

Cuidado com golpes financeiros da taxa do cartão e empréstimo

Escrito por Equipe Mercado Pago | Jul 3, 2025 11:00:00 AM

“É uma cilada!” Seja por falta de informação, falsas promessas, ou mau-caratismo dos golpistas, 42% dos brasileiros já caíram em algum tipo de golpe financeiro, segundo levantamento do Serasa Experian.

Mas como fugir disso? Como se proteger? Felizmente, existem maneiras de ficar longe dos golpes financeiros. Vamos descobrir como identificar e evitar as ciladas com cartão de crédito e empréstimos? 

 

Como identificar sinais de golpes financeiros de cartão e empréstimo?

Todo mundo tem um alerta interno que às vezes toca e vem um: “Será que é golpe?” Desconfiar não é um bom sinal, por isso, se você se questionar, investigue. Pesquise sobre golpes digitais e veja se a situação já foi denunciada por alguém, afinal, os planos de fraudes são semelhantes e não é difícil encontrá-los na internet.

E fique atento! Alguns sinais que podem indicar que se trata de um golpe são:

 

  • Promessas muito fáceis ou irreais: já ouviu aquele papo de que, mesmo com o nome comprometido, eles te liberam o valor que você quiser e a parcela vai ficar mínima? Propostas milagrosas geralmente não existem.
  • Pedido de pagamento antecipado: os bancos não pedem dinheiro a você.
  • Falta de site oficial, e-mails suspeitos ou erros de português: é comum que na troca de mensagens, um golpista cometa erros de português claros, além da possibilidade de deixar sinais estranhos no site - se houver um site.  
  • Pressa para fechar o negócio: o golpista não deixa tempo para você perceber que é golpe. Por isso, ele cria gatilhos mentais de urgência e dá prazos incomuns. 
  • Supostos atendentes usando nome de instituição conhecida: golpistas trocam a foto no app de mensagens e se nomeiam como agentes do banco, algo como “João do Banco XYZ”. Se isso acontecer, procure o banco através de um número oficial.



Como se proteger dos golpes financeiros e o que fazer se for vítima?

A realidade é que todos nós estamos sujeitos a enfrentar situações de fraudes financeiras e golpes na internet. O primeiro passo para evitar essa situação é evitar buscar soluções muito fáceis ou irreais. 

Além disso, é importante também manter todas as medidas de segurança na internet ativas e manter a atenção em tudo que envolva movimentação financeira: desde compras em lojas físicas até solicitações online. Veja as melhores práticas:

1. Pesquise a reputação da empresa antes da contratação

Faça buscas na internet, em sites de avaliação e pergunte para pessoas próximas antes de fechar contrato. Lembrando sempre de que, uma instituição séria jamais pedirá valor antecipado para liberar algum recurso.

2. Nunca envie dinheiro antecipado para liberar crédito

Alguém entrou em contato com você e prometeu um cartão com limite altíssimo ou empréstimo na hora? Ótimo, né? Na teoria, sim! Na prática, não. Nenhuma instituição solicita adiantamento para cartão ou empréstimo. Isso é golpe, não faça!

3. Verifique sempre se o canal de contato é oficial

Se receber contato de alguma instituição, busque saber se o número é oficial e consta no site dela, ou então se a rede social é oficial e verificada.

4. Em caso de golpe, registre um BO e avise o banco

Mesmo com cuidados, pode acontecer! Nesse caso,  registre um BO e explique o que aconteceu, passando informações sobre o contato que teve, a conta para a qual você enviou o valor, entre outras informações.  

 

A informação é sua melhor defesa contra golpes

Da solicitação de crédito online ao pagamento por aproximação, os golpes estão aí. Entender como eles funcionam é a melhor maneira de se proteger, afinal, quando algum deles estiver para acontecer, o seu alerta pessoal será ativado automaticamente e você conseguirá se livrar. 

Além disso, é fundamental compartilhar informações como esta para familiares, amigos, colegas e demais pessoas que possam enfrentar situações desagradáveis como estas, principalmente as mais vulneráveis. Por isso, não deixe de se informar!

 

💡 Leia também: 

Golpes financeiros: como se prevenir e agir em caso de ocorrência 

O que é a autenticação de dois fatores e qual sua importância? 

Phishing, Smishing e Vishing: o que é, como identificar e se proteger 

Caiu no golpe da falsa Central de Atendimento? Veja o que fazer 

Compra segura nas férias: 5 dicas para evitar golpes em viagens