O Dia dos Namorados é aquela data especial que merece uma celebração à altura do sentimento. Seja com um gesto simples ou um presente mais elaborado, a ideia é demonstrar carinho e fortalecer o vínculo com quem amamos.
Mas e o bolso? Não faz sentido expressar amor enquanto se acumula uma dívida pesada, não é mesmo?! O segredo está em escolher bem e, para isso, trouxemos dicas de presentes para o Dia dos Namorados que não vão comprometer sua saúde financeira.
Dizem que o amor está nos detalhes, e isso se aplica muito bem à escolha de presentes. Não é preciso gastar fortunas para encantar. Muitas vezes, o simples e criativo é o que realmente toca o coração. Confira algumas sugestões econômicas e cheias de significado:
Você pode montar uma seleção dos chocolates e guloseimas preferidos da pessoa amada. Embale tudo com um toque artesanal para dar aquele charme extra. Não se esqueça de uma cartinha romântica!
Cozinhar para o outro é um gesto de amor. Prepare um prato especial, acenda velas e coloque uma música ambiente. O momento se torna ainda mais especial quando personalizado.
Reúna os melhores momentos do casal em um álbum feito à mão. Pequenas legendas e decorações personalizadas dão um toque extra.
Se você tem habilidades manuais, faça um presente exclusivo! Um quadro, uma peça de cerâmica ou até mesmo um acessório podem ser inesquecíveis - além de serem exclusivos.
Uma escapada rápida para um parque ou uma cidade próxima pode ser o presente perfeito. Natureza, um cafezinho charmoso e tempo de qualidade juntos fazem toda a diferença.
Um bom livro pode ser uma escolha atenciosa, especialmente se for de um tema que seu parceiro adora. Para deixar ainda mais especial, escreva uma dedicatória na primeira página.
Mesmo que seu presente esteja na lista dos econômicos, sempre haverá um gasto. Seja o combustível para o passeio ou os ingredientes para o jantar, quem tem inteligência financeira vai colocar na ponta do lápis tudo isso para evitar transtornos.
Para te ajudar, separamos algumas estratégias de como estabelecer uma gestão de compras inteligente no Dia dos Namorados:
A resposta? Depende. O ideal é sempre evitar parcelamentos desnecessários, mas em algumas situações pode fazer sentido usar essa opção. Se sua fatura do cartão está apertada ou você já tem compromissos financeiros grandes, o melhor é pagar à vista e evitar acumular dívidas.
Por outro lado, se sua fatura está sob controle e o parcelamento for sem juros, pode ser uma estratégia viável para manter o fluxo de caixa equilibrado. Para isso, vale considerar o Cartão Mercado Pago¹, que é sem anuidade e ainda oferece cashback em Méli Dólar² para assinantes do Meli+³.
Agora, se a ideia é investir em presentes para o Dia dos Namorados mais ousados, como uma viagem especial ou algo de maior valor, você pode contar com a linha de crédito do banco digital Mercado Pago. Mas lembre-se: a “dívida” só vale a pena se for bem planejada. Um ano especial pode justificar um investimento maior, mas não é saudável transformar isso em um hábito frequente.
No fim das contas, o que torna os presentes para o Dia dos Namorados realmente especiais não são os valores gastos, mas sim o cuidado e a intenção por trás deles. O planejamento financeiro é uma grande prova de maturidade e respeito pelo seu futuro junto à pessoa amada.
Se você deseja seguir firme nessa jornada de boas práticas de consumo, continue acompanhando dicas e aprendendo novas formas de equilibrar suas compras com responsabilidade financeira com as soluções do Mercado Pago. O amor agradece, e seu bolso também!
¹ O cartão de crédito Mercado Pago está sujeito à análise de crédito. O cashback do cartão de crédito em Meli Dólar é exclusivo para assinantes Meli+. Consulte os limites de cashback em Meli Dólar e regras nos termos e condições de contratação de assinaturas Meli+ em https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/Termos-y-condicoes-do-Meli-mais_30487
² O Meli Dólar (“MUSD”) não está disponível nos Estados Unidos da América (“EUA”). Pessoas, físicas ou jurídicas, incorporadas, estabelecidas ou residentes nos EUA ("pessoa(s) dos EUA", conforme definido nos termos e condições do Meli Dólar) ou pessoas localizadas nos EUA não podem receber, possuir, comprar, vender ou negociar o Meli Dólar. O Mercado Livre se reserva o direito de criar uma lista restrita de endereços e bloquear qualquer Meli Dólar, inclusive eventual fração, de propriedade de um cidadão dos EUA ou de uma pessoa localizada nos EUA.
³ Consulte os termos e condições de Meli+ e como contratar a assinatura.
💡Leia também:
Como a inteligência artificial pode ajudar na gestão do seu dinheiro
5 maneiras de economizar dinheiro e ter controle financeiro
Como economizar e surpreender no Dia dos Namorados
Como organizar as finanças para datas comemorativas sem sufoco
Tipos de orçamento: como escolher o melhor para organizar as finanças