Nem só de estudar para o Enem vive o jovem, mas também de conciliar os estudos com uma vida social e “em conta”. Para muitos, o Enem é a oportunidade de conquistar uma vaga tão sonhada em um curso superior e ele chega com o peso de que você precisa estudar muito para se sair bem.
Mas calma, ainda dá tempo de se aprimorar e também fazer isso racionalmente, sem gastar muito.
A salvadora da pátria para os estudantes de plantão é a tecnologia, que está na palma das nossas mãos e nos proporciona inúmeras possibilidades quando o assunto é aprender e economizar.
Como estudar para o Enem é essencial, você não pode abrir mão da dedicação. Mas qual é a melhor maneira de aprimorar os estudos, seja sozinho, em grupo ou em um cursinho?
A resposta tem que vir de você, afinal, cada um tem um jeito específico de estudar e se concentrar. Não há dados que comprovem o que é mais eficaz, mas há números que mostram que é possível se sair bem estudando sozinho e economizar ainda mais, da mesma forma que existe a possibilidade de você não ir bem na prova, mesmo fazendo um cursinho preparatório.
Também há casos de pessoas que estudaram por conta própria, com recursos limitados e mesmo assim tiveram bons resultados. Ou seja, isso não significa que você precisa se espelhar nessas pessoas. Pelo contrário, se dedique e entenda qual forma funciona para você.
Seja ajudar em casa, pagar contas ou trabalhar em longos períodos, muitos jovens não conseguem dedicar a maior parte do seu tempo e nem sua renda para o estudo.
Mas como estudar para o Enem? Desde fazer trocas de materiais com amigos, conversar com professores ou utilizar da própria tecnologia, tudo pode te auxiliar no estudo e na economia.
Além disso, também existem outras possibilidades:
💡 Leia também: Aprenda a traçar metas financeiras eficientes com o Mercado Pago
Assim como personalidade, a maneira de estudar também é individual, mas de forma geral, algumas precauções precisam ser tomadas para que você tenha disciplina e com isso, mais facilidade de aprender, controlar seu tempo e organizar suas contas.
Tudo precisa ser planejado para que você tenha a maior eficiência possível, por isso:
1. Faça um cronograma do que estudar e quando
Importante para você já começar o dia sabendo o que tem que estudar e não perder tempo.
2. Organize um local para estudar
Procure um lugar que não tenha barulhos, intromissões, itens que tirem a concentração ou foco.
3. Comece pelo mais difícil
Você estará mais focado no início, por isso, se dedique aos temas mais difíceis logo de cara.
4. Revise os temas mais importantes ao longo das semanas
Isso faz com que você lembre, relembre e não se esqueça dos itens que não podem falhar na hora da prova.
5. Não esqueça do descanso
Lembre-se que nem só de estudo vive o jovem, descanso é essencial para você repor as energias e seu cérebro colocar as coisas no lugar.
Nem tempo e nem dinheiro devem influenciar em como estudar para o Enem, mas sim, dedicação e alguns passos básicos de economia para você chegar lá e arrasar no dia da prova.
Seu sucesso pode estar muito mais no foco do que nos grandes investimentos, por isso, utilize todas as ferramentas que possui para evoluir e ter sucesso sem que sua conta fique comprometida.