Se tem uma data em que as pessoas esperam para fazer compras, essa é a Black Friday. O evento, que começou tímido lá trás, virou uma avalanche e hoje é um marco no calendário de consumo do país.
Quando o mês de novembro vai se aproximando, já começamos a ver as vitrines mudando, propagandas pipocando por todo lugar e os consumidores contando os dias para garantir algum produto desejado.
A Black Friday Brasil movimenta bilhões de reais todos os anos, gera expectativa nas lojas e cria oportunidades para quem quer economizar. Mas é bom ficar esperto com os muitos golpes aplicados nessa data.
Você está preparado para aproveitar as ofertas Black Friday sem cair em ciladas?
A cada ano, a Black Friday ganha novos formatos e adaptações de acordo com as mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, algumas tendências estão vindo com tudo e vale a pena entender o mercado e conhecer as principais, afinal, você não vai querer perder as melhores oportunidades que aparecerem mesmo antes da data oficial da Black Friday Brasil.
Veja as principais tendências:
Quem organiza uma boa gestão de compras não perde oportunidades, e isso não seria diferente na Black Friday. Tomar alguns cuidados e se planejar são o segredo para fazer compras mais seguras e aproveitar a data do jeito certo. Veja algumas dicas:
São nos períodos de maior empolgação que surgem os maiores riscos, como golpes, sites falsos, promoções enganosas… A famosa “Black Fraude” já está tão estabelecida quanto a própria data legítima da Black Friday. Por isso, todo cuidado é pouco. Veja algumas dicas de como se proteger:
Observe se o endereço começa com “https://”, procure selos de segurança e busque informações da empresa no Google e no Reclame Aqui.
Se uma geladeira que custa R$3.000 está sendo vendida por R$600, pode ter certeza de que tem algo errado.
Veja quanto pode gastar antes de fazer as compras. Assim você evita surpresas na fatura do cartão.
Se possível, escolha cartões virtuais, pix copia e cola, link de pagamento e carteiras digitais para suas compras online. Evite usar o número do cartão físico com transferências diretas no ambiente digital.
A compra parcelada em diversas vezes pode até parecer leve, mas acumular várias parcelas diferentes pode comprometer seu orçamento futuro.
A Black Friday Brasil é uma das melhores chances do ano para realizar desejos e adiantar as compras de Natal. Mas, para que ela valha a pena de verdade, você precisa se planejar com antecedência e tomar cuidado para não cair em golpes.
Por isso, não se apresse. Comece o quanto antes a seguir todas essas dicas para aproveitar a data da melhor maneira possível.
💡 Leia também:
Compra no cartão de crédito na Black Friday: vale mesmo a pena?
Aproveite a Black Friday do Mercado Pago com cashback
O que é código de segurança (CVV) do cartão e qual a sua importância?
Quando usar o cartão virtual? Veja dicas e cuidados essenciais
Cartão de crédito e Linha de Crédito Mercado Pago: qual a diferença?