Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Vale combustível ou vale transporte: quais as diferenças?

Descubra como funcionam esses benefícios corporativos e quando devem ser oferecidos.

Casal interagindo enquanto andam em um transporte coletivo público

Como colaborador de uma empresa, você possui demandas específicas para seu dia a dia. Algumas estão relacionadas a necessidade de ter mais autonomia, qualidade de vida e principalmente, mobilidade. Ou seja, a facilidade de se locomover na ida e volta para seu trabalho.  


Com o intuito de colaborar nesta questão de mobilidade, as empresas devem oferecer a você (e todos os outros colaboradores) benefícios corporativos, como o vale combustível (VC) e vale transporte (VT), que são opções diferentes, inclusive, no quesito de obrigatoriedade.

 

As diferenças entre o vale transporte e vale combustível

Quando você trabalha no modelo presencial, é necessário fazer o deslocamento da sua casa para o trabalho e vice-versa. Com isso, cabe à empresa pagar antecipadamente suas despesas com essa movimentação, tendo a opção de oferecer o benefício do vale transporte ou vale combustível. 

Esses benefícios possuem características que se diferenciam entre si, a começar pelo vale transporte, sendo uma opção obrigatório por lei. Ou seja, caso você trabalhe de carteira assinada conforme as orientações da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), sua empresa é obrigada a arcar com suas despesas de deslocamento, inclusive, mesmo ao percorrer uma distância pequena. 

A oferta precisa ser utilizável, por isso, o vale deve funcionar em todas as modalidades de transporte coletivo público e isso inclui as opções urbanas, intermunicipais e interestaduais.

Já o vale combustível não é obrigatório e nem exigido por lei. Sendo assim, você e os gestores da sua empresa podem entrar em um acordo comum para usar esse benefício que, aliás, pode ser oferecido independente de trabalhar com carteira assinada ou não. 

Vale ressaltar que esse é um benefício destinado aos colaboradores que utilizam seu próprio carro para ir até o trabalho, garantindo independência e facilidade para sua locomoção, sem ter a necessidade de recorrer ao transporte público. 

 

O que diz a lei sobre o vale transporte e vale combustível

Como dito acima, a lei determina que o vale transporte seja oferecido ao colaborador obrigatoriamente e isso deve ocorrer independente da distância entre sua residência e o local de trabalho. Além disso, não existe um limite mínimo ou máximo quanto ao seu valor. 

Outro ponto importante é em relação aos descontos. A lei recomenda que o custo com o VT seja dividido entre ambas as partes, mas como ele não possui natureza salarial, caso esse valor seja superior a 6% do seu salário, cabe à empresa arcar com a diferença. 

Já em relação ao vale combustível não existe obrigatoriedade por lei, mas ele está previsto como benefício de natureza indenizatória pelo Art. 458, III da CLT. 

 

Como decidir qual benefício oferecer?

Existem empresas que escolhem oferecer tanto o vale combustível, quanto o vale transporte aos seus colaboradores. Nesse caso, a escolha de qual benefício deseja usar fica a seu critério, sendo recomendado que você escolha a opção mais proveitosa e satisfatória para suas demandas. 

Para escolher o melhor benefício, é preciso analisar as seguintes questões: 

 

  • Necessidades É preciso verificar quais são suas necessidades. Por exemplo, você usa seu carro particular para chegar ao trabalho? Se sim, a melhor opção para você é o vale combustível, mas se você faz esse trajeto da sua casa para o trabalho ou vice-versa com transporte coletivo público, o vale transporte é o mais adequado à sua necessidade. 

  • Descontos: Lembre que o vale transporte pode ter até 6% do valor descontado do seu salário base. Com isso, o ideal é você avaliar se esse desconto, comparado com seus gastos com transporte até seu trabalho, é realmente vantajoso ou não. 

  • Praticidade: Se você estiver em busca de mais praticidade para ir ao seu trabalho, o vale combustível pode ser a melhor opção, tendo em vista que você usará seu carro particular para se locomover ao invés de esperar por um transporte público. 

  • Satisfação e segurança: O caminho da casa para o trabalho ou vice-versa pode ser cansativo e estressante. Por isso, estar satisfeito com o transporte e a segurança que ele te oferece, seja público ou próprio, é extremamente importante.

 

Converse com sua empresa e demonstre suas necessidades

O primeiro passo para ter um benefício personalizado que atende suas necessidades e o deixe satisfeito, é conversar com sua empresa e expor quais são suas necessidades. Assim, os gestores conseguem avaliar a melhor opção considerando custos, segurança e eficiência. 

Converse com os gestores da sua empresa, seja transparente quanto ao que deseja quando o assunto são benefícios corporativos, garantindo soluções favoráveis a todos os colaboradores. 


Mercado Pago Benefícios


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados