Quando desejamos começar a investir, normalmente procuramos mais informações sobre o assunto e acabamos nos deparando com muitas menções sobre a importância de montar uma carteira de investimentos para ter um bom desempenho nas aplicações. Isso porque, com uma carteira bem equilibrada, diversificada e de acordo com o seu perfil, você garante uma rentabilidade maior.
Mas, afinal, o que é uma carteira de investimentos e como começar a sua?
Essa ferramenta nada mais é do que o conjunto de todos os investimentos que você possui. Ou seja, se você tem dinheiro aplicado em CDB, investimento em Tesouro Direto, valores em fundos de investimento e ações compradas, por exemplo, todas essas aplicações formam sua carteira de investimentos.
Embora pareça arriscado aplicar seu dinheiro em diversos tipos de investimentos, essa é uma ótima oportunidade para diminuir seu risco, afinal você até pode perder dinheiro de um lado, mas poderá obter melhores resultados em outro, mantendo sempre um bom equilíbrio.
Buscando exatamente equilibrar seus ganhos, muitas pessoas acham que ter o dinheiro aplicado em vários investimentos diferentes é a melhor solução, mas a verdade é que existe um passo muito importante a ser feito antes de investir: entender o seu perfil de investidor.
Cada um tem um perfil que influencia diretamente na hora de montar uma carteira de investimentos. E é extremamente necessário saber quais são suas características, seus objetivos, em quanto tempo deseja realizá-los e quanto risco está disposto a correr para ter uma boa rentabilidade. Existem 3 perfis principais de investidores nos quais você pode se encaixar:
Se você está pensando em montar sua carteira de investimentos, a primeira coisa que deve considerar é o seu perfil de investidor ou suitability, como também é chamado. Isso vai te ajudar a saber quais são os tipos de investimentos indicados para você, sendo a melhor forma de compor sua carteira.
A maneira mais segura de descobrir seu perfil de investidor é contando com a ajuda de plataformas, consultores ou aplicativos habilitados. De acordo com suas características, os profissionais ou ferramentas específicas poderão recomendar as aplicações indicadas para você. Esse método é uma ótima opção para quem está começando no mundo dos investimentos.
Muitas pessoas pensam que investir é uma opção somente para pessoas que têm muito dinheiro, mas isso não poderia estar mais longe da realidade. Hoje, é possível entrar no mercado de investimentos começando com pouco.
Com o avanço da tecnologia, algumas plataformas já começaram a utilizar a tecnologia para ajudar a criar uma carteira de investimentos com valores baixos e personalizados. Essas plataformas oferecem as melhores opções de investimento de acordo com a realidade de cada usuário. Basta definir seu perfil de investidor, informar o quanto você deseja investir e qual risco está disposto a correr, recebendo sugestões das melhores aplicações.
Se você deseja começar a investir o seu dinheiro, não fique com medo! O mercado das aplicações é para todos. Com muita pesquisa e a descoberta do seu perfil, você poderá montar a carteira de investimentos ideal para você.
E não se esqueça: é importante que as pessoas que estão começando procurem ajuda de corretoras, consultores e aplicativos habilitados. Através deles, você conseguirá montar uma carteira diversificada, equilibrada e ideal para o seu perfil de investidor.