Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Taxa Selic: o que é e como ela impacta a sua vida financeira?

Entenda melhor como o indicador pode te ajudar a poupar e investir o seu dinheiro.
Mulher sorridente de óculos sentada no sofá com um notebook

Entender as taxas básicas de juros que existem no país é muito importante para quem quer manter uma boa saúde financeira, principalmente porque elas afetam o bolso no dia a dia, seja aumentando ou abaixando os preços de produtos e serviços.

Um desses índices é a taxa Selic que influencia diretamente a economia, o custo de vida e o acesso ao crédito e outras modalidades de pagamento. Por isso, na hora de garantir bons investimentos e manter as finanças em dia é importante conhecer mais sobre ela e os reflexos no seu dinheiro. 

 

O que é a Taxa Selic? 


A Selic é uma taxa básica de juros da economia brasileira que influencia todas as outras taxas de juros no país, como aquelas cobradas em empréstimos e financiamentos. 

O nome dessa taxa se refere ao “Sistema Especial de Liquidação e Custódia”, um programa onde as instituições financeiras do país compram e vendem diariamente os títulos do Tesouro Nacional. Na prática, é um sistema usado pelo Banco Central para controlar a emissão, compra e venda de títulos.

Aliás, o valor da Selic é definido a cada 45 dias pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que observa alguns indicadores financeiros do país para decidir se ela terá um aumento, diminuição ou se terá o seu valor mantido como estável pelos próximos dias. 

É um processo que exige diferentes análises. Afinal, qualquer mudança na Selic afeta a economia e, por isso, o Copom é formado pelo presidente e mais oito diretores do Banco Central.

 

Como funciona a Taxa Selic?


O funcionamento da taxa Selic é baseado nas determinações do Copom, que usa indicadores financeiros para definir o valor da Selic, como é o caso da operação que as instituições financeiras fazem entre si para organizar o seu caixa e honrar seus compromissos. 

Diariamente os bancos com saldo positivo emprestam dinheiro por um dia para aqueles com saldo negativo e em troca recebem os títulos públicos como garantia. Essa operação se chama “fechamento de caixa” e a partir disso pode-se definir a taxa de juros Selic. 

Porém, existem dois tipos de taxa Selic praticadas no mercado, a Over e a Meta.

 

  • Taxa Selic Over: Esse índice diz respeito à taxa de juros praticada no empréstimo com prazo de um dia entre as instituições financeiras com títulos públicos adquiridos no Banco Central. É por isso que ela leva o nome de “over”, referindo-se ao termo “overnight”, isto é,  investimentos feitos com o prazo de apenas um dia. 

 

  • Taxa Selic Meta: Essa é geralmente a taxa relacionada ao custo de vida, inflação, taxas de juros em empréstimos ou aplicações financeiras. Ou seja, quando falam que o Governo alterou a Selic estão se referindo à Meta, sendo que o seu objetivo é que os Títulos Federais sejam negociados com valores próximos à taxa Selic ou menores do que a meta.

 

Por que a Taxa Selic afeta a sua vida financeira? 


A função da Selic é controlar a inflação, por isso ela é usada como base para todas as outras taxas de juros na economia, como os empréstimos, financiamentos ou investimentos. 

Ao aumentar a Selic, o Banco Central busca desacelerar a economia, impedindo um aumento da inflação, mas ao baixá-la, o objetivo é estimular o consumo e aquecer a economia.

Sendo um termômetro da situação econômica, ela influencia os valores de financiamentos de imóveis e automóveis, de juros cobrados em empréstimos feitos a pessoas físicas e jurídicas e também à remuneração em diversos investimentos populares, como o Tesouro Direto, a Caderneta de Poupança e os investimentos da Renda Fixa.

 

Entender a Taxa Selic te ajuda a cuidar do seu dinheiro 


Como diversos investimentos estão atrelados à variação da taxa Selic, é essencial acompanhar esse índice para monitorar e ter
controle sobre os rendimentos do seu dinheiro de forma adequada. 

Assim, você pode tomar melhores decisões seja para acessar crédito ou investir seu dinheiro.

 

Serviços financeiros - Descubra como na conta Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados