Conexão Mercado Pago

Segurança: como seu dinheiro fica protegido na compra de criptomoedas

Escrito por Equipe Mercado Pago | Nov 9, 2021 12:00:00 PM

Se você está pensando em comprar Bitcoin e outras criptomoedas, provavelmente o que despertou seu interesse foram as altas dos preços nos últimos tempos.

Sem ignorar as possíveis quedas depois das valorizações, é normal que a vontade de ter um dinheiro 100% digital e com potencial de crescimento gere inúmeras perguntas. 

Por exemplo, só no início de 2021, o volume semanal de pesquisa no Google atingiu seu mais alto nível em todo o mundo. Entre tantas pesquisas, uma dúvida comum é sobre como comprar criptomoedas com segurança. Para responder tudo que você precisa saber a respeito desse assunto, trouxemos as principais dicas para você ficar tranquilo depois de comprar suas criptos.

 

Por que as criptomoedas são seguras?

As criptomoedas estão protegidas graças à tecnologia blockchain (cadeia de blocos, em tradução livre) e aos sistemas avançados de criptografia. A blockchain é um sistema de armazenamento de dados, que rastreia e verifica todas as transações feitas. Uma vez que foram salvas e aprovadas na rede é impossível fazer qualquer modificação.

Já a criptografia funciona como uma camada de segurança que dificulta qualquer tipo de fraude. Basicamente, ela usa um conjunto de técnicas para proteger as informações, assim, somente quem tem a chave consegue acessá-las.  

Ou seja, quem compra criptomoedas não precisa se preocupar com o funcionamento desse processo em si. O grande ponto de atenção é a escolha da plataforma para comprar, vender e guardar os valores. Afinal, muitas delas já foram alvo de golpistas na internet. A seguir, entenda como proteger suas criptos. 

 

5 dicas para garantir a segurança das suas criptomoedas 

As criptomoedas estão totalmente protegidas nas plataformas que você escolheu para comprar, vender e, até mesmo, guardar quando você segue algumas medidas de segurança.

1. Escolha uma plataforma segura

Atualmente, já existem mais de 400 plataformas ao redor do mundo para negociação de criptomoedas. Para você saber onde comprar criptomoedas com segurança, escolha uma plataforma que passe confiança através do seu histórico e mecanismos de proteção à disposição. Veja alguns exemplos de perguntas que podem ser respondidas:

Como estão as citações na imprensa e comentários dos clientes no Reclame Aqui?
Quais são os procedimentos de segurança oferecidos para sua conta? 
Há quanto tempo está no mercado? 
Qual é o volume de transações ou número de usuários?
Tem redes sociais ativas e canais de atendimento? 

2. Crie uma senha forte 

Além da segurança da plataforma, é indispensável que você também tenha alguns cuidados no dia a dia para contribuir ainda mais com a eficiência das funções e recursos disponíveis. Sendo assim, um dos primeiros cuidados é a senha. 

Nada de colocar nome de animais de estimação, datas de aniversário ou outras informações que podem ser descobertas por outras pessoas. Procure sempre fazer escolhas mais complexas. Mas, afinal, o que é uma senha forte e como protegê-la?

São compostas por números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas. Exemplo: S3nh@_Se9Ur@! 
Nunca use a mesma senha para diversos sites e aplicativos.
Jamais passe o código de autenticação para outra pessoa.

 

Além de tudo isso, é importante que você memorize sua senha, ou seja, nada de anotá-la no bloco de notas do celular, por exemplo, ou qualquer outro lugar que possa ser acessado por outra pessoa. 

3. Ative a verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas, ou dois fatores (2FA, na sigla em inglês), funciona como uma segunda camada de segurança para aumentar a proteção da sua conta. Sem falar que é uma das maneiras de evitar que alguém acesse sua conta sem autorização, mesmo que saiba sua senha.

Na prática, o acesso será feito pela combinação da sua senha pessoal e de uma senha de seis dígitos gerada a cada 30 segundos através de um aplicativo instalado no seu celular. Para utilizar essa opção, basta seguir o passo a passo nas configurações de segurança da sua conta.

4. Tenha cuidado com sites, apps e mensagens recebidas

A clonagem de sites e aplicativos é um golpe comum na internet, que também acontece nas plataformas de criptomoedas. Com páginas praticamente idênticas às oficiais e diversas outras estratégias, os criminosos conseguem induzir as vítimas a entregarem suas informações. 

Pode ser um endereço de e-mail que muda uma letra no nome, uma página falsa de um aplicativo, uma mensagem enviada em um canal que jamais seria usado, entre tantas outras possibilidades. Sabendo disso, fique atento a cada operação realizada, procurando seguir algumas medidas de segurança.  

Verifique se o site possui o cadeado antes da barra de endereço, seguido pelo código https://;
Se possível, salve o site oficial nos seus favoritos;
Faça os downloads dos aplicativos nas lojas oficiais dos sistemas iOS e Android;
Procure descobrir quais são os endereços de e-mails usados nas comunicações com os clientes, por exemplo notificações de acesso, atendimento, informação e suporte;
Sempre que receber uma mensagem, verifique com atenção o endereço do e-mail;
Nunca clique em links ou anexos enviados por e-mail que você não tenha certeza absoluta da segurança;
Na dúvida, busque informações nos canais oficiais da plataforma.

5. Proteja seus dispositivos de acesso 

Além de todas essas medidas de segurança, é comum ter invasões de dispositivos para roubo de informações. Por isso, também é recomendável ter uma atenção redobrada com as formas de acesso, seja no seu computador, celular, tablet ou qualquer outro dispositivo. 

Use uma senha forte para desbloquear seu celular, se possível, opte por reconhecimento facial ou impressão digital;
Tenha um antivírus ativado;
Escolha uma rede segura, dando preferência à sua própria conexão;
Nunca deixe a janela da sua conta aberta depois do uso.

 

👉 Leia também: Saiba como entrar no mundo dos investimentos e ver seu dinheiro se multiplicar!

 

Use as estratégias de segurança para comprar, vender e guardar suas criptomoedas sem medo

Seja dinheiro físico ou digital, segurança é um assunto fundamental, mas o importante é que não seja uma preocupação quando você segue as medidas de proteção e conta com boas plataformas. A vantagem é que com as criptomoedas você ainda conta com a blockchain e a criptografia para deixar tudo ainda mais seguro.

Escolha uma plataforma séria para comprar e administrar suas criptomoedas!