O mês de novembro já começa a todo vapor e traz um dos eventos mais importantes do ano, a Black Friday, que chega mais uma vez com sua combinação perfeita: fim de ano e compras.
A verdade é que esse período é um dos mais aguardados pelos consumidores. Afinal de contas, quem não gosta de uma boa promoção? Mas é preciso ter cautela, pois mesmo ao encontrar um produto com um desconto imperdível, você precisa se atentar aos riscos que existem na internet.
As fraudes e golpes em pagamentos online acontecem todos os dias e em diferentes sites, mas é possível evitá-los com muita atenção e ajuda de sistemas de segurança dos e-commerces.
A segurança é item primordial, tanto para você, quanto para o e-commerce, isso porque quando um consumidor sofre uma fraude, mesmo que o e-commerce não possua relação com o fato, é possível que o cliente não tenha mais interesse em comprar por lá, e em alguns casos haja até processos judiciais. Isso faz com que e-commerces busquem zelar pela segurança da transação.
Mas, mesmo com esta prioridade em segurança, ainda há casos onde o risco é alto, já que, os pagamentos online aumentaram muito nos últimos anos, garantindo mais facilidade de acesso às lojas online, o que atrai os golpistas e a vulnerabilidade de redes Wi-Fi, que também é grande.
Segundo um levantamento feito pela ClearSale, em 2022 houve um aumento de 23,6% em tentativas de fraude em e-commerces e somente no primeiro trimestre do ano aconteceram 785 mil tentativas de golpe em lojas virtuais, sendo que entre os principais tipos de golpe destacam-se os roubos de contas e dados de pagamento, clonagem de cartão, sites e boletos falsos, entre outras, que podem ser específicas dependendo do setor.
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O investimento em segurança por parte dos e-commerces costuma ser alto, mas mesmo com toda essa proteção é importante que você tome algumas precauções para evitar fraudes e potencializar a sua segurança. Confira algumas dicas de como fazer isso na prática:
Infelizmente acontece e não é só com você. Todos estamos passíveis de cair em fraudes e golpes em pagamentos online, porém, ainda há chance de sair por cima e ter seu dinheiro de volta.
Em diversos casos é possível recorrer à instituição financeira, ao e-commerce e também às autoridades. E você deve fazer isto o mais rápido possível, seguindo estes passos:
Mesmo com os mais avançados sistemas de segurança dos e-commerces e instituições financeiras, ainda é possível correr riscos, e nesta hora você pode apelar para o bom senso. Ou seja, evitar tudo que seja, no mínimo, estranho, como ofertas tão boas ao ponto de serem fraudes, valores extremamente baixos, compras com Pix sem saber a procedência do e-commerce, clicar em qualquer link perdido pela internet e tudo que seja tão bom, mas fora do comum.
Aquele velho ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia” deve ser levado ao pé da letra em compras e pagamentos online. Por isso, analise suas possibilidades antes de comprar, utilize dispositivos e redes seguras e principalmente meios de pagamento que garantam maior segurança das suas informações, como o Mercado Pago.
Se proteger de fraudes e golpes é essencial. Afinal, se você não pagar essa conta com o dinheiro perdido, pagará com dores de cabeça e burocracia para resolver o problema.