Apesar da praticidade e da ausência de burocracia, os boletos são alvos fáceis para fraudes, já que os criminosos conseguem contornar os mecanismos de segurança online. Por isso, é fundamental estar sempre atento e buscar medidas preventivas para evitar prejuízos financeiros e constrangimentos.
Felizmente, existem várias estratégias eficazes para escapar das ciladas da internet e dos trapaceiros que agem nas sombras.
Parece a fatura de sempre, mas não é. Resumindo, no golpe do boleto, os golpistas criam um boleto falso, idêntico ao verdadeiro, mas com uma diferença bem importante: o número da conta para onde vai o dinheiro não é o correto. Ou seja, se você pagar, o valor cai na conta dos bandidos e você sai no prejuízo.
Há diversos tipos de boleto falsos. Começando pelo boleto de loja virtual, onde os criminosos criam uma loja falsa na internet (imitando ou não uma marca verdadeira) e vendem produtos que não existem. Assim, você faz uma compra, recebe um boleto falso para pagar e, consequentemente, sai no prejuízo.
Existe também o golpe do boleto por e-mail falso. Os golpistas criam um e-mail falso, parecido com o do banco ou empresas que você consome, e te encaminha para fazer o pagamento da conta que, neste caso, também é falsa. O mesmo acontece com o e-mail de algumas faturas para pagar, como se fosse sua conta de luz, água, boleto de negociação de dívidas e até de doação beneficente.
Por fim, há o golpe do boleto por e-mail interceptado, onde os criminosos impedem que as faturas corretas cheguem a você, e enviam cobranças falsas no lugar.
E não para por aí, pois os golpistas usam várias formas de envio para fazer esses boletos falsos chegarem até você, seja pelo WhatsApp, e-mail, SMS, entre outros. Mas não se preocupe, há formas de identificar se um boleto é falso ou não, basta prestar atenção!
Nessa hora, os detalhes são tudo! Geralmente as cópias dos boletos falsos são bem feitas, mas há alguns truques que te ajudam a distinguir o golpe do verdadeiro.
Dá uma olhada:
Observe o nome do beneficiário, instituição financeira e CNPJ, se não reconhecer esses dados, desconfie e evite efetuar qualquer pagamento.
Se o valor estiver diferente do normal para boletos de valores fixos, ou muito fora do esperado, desconfie. Isso também se aplica para valores muito abaixo do mercado, uma prática comum no caso dos boletos de lojas virtuais falsas.
Uma forma de se proteger é verificar se os últimos dígitos do código de barras correspondem ao valor que deve ser pago - caso não sejam, é um indício de que é um golpe.
Procure não abrir e-mails com boletos que forem enviados por desconhecidos, ou clicar em links e mensagens por redes sociais. Confira se você está recebendo comunicações dos canais oficiais das instituições.
Outro ponto que acende o alerta para um possível golpe do boleto falso são os erros ortográficos cometidos pelos golpistas. Encontrou um erro? Entre em contato com os canais oficiais da empresa e peça pelo envio de um novo boleto.
👉 Leia também: Segurança digital: proteja-se dos perigos da internet
Existem formas pontuais de se proteger e, além das dicas citadas acima, você também pode conferir se o boleto é verdadeiro em alguns sites que possuem um validador de boleto.
Esses validadores verificam se o código de barras está correto e se o boleto foi realmente emitido por uma instituição financeira e empresa credora autorizada ou não. Mas existem outras formas de se proteger contra golpes de boleto, incluindo:
|
Infelizmente, nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de golpes digitais. Por isso, é muito importante prestar atenção nas suas movimentações na internet e tomar algumas atitudes para se proteger. Entre elas, não compartilhar informações pessoais, ativar autenticação de dois fatores, manter seus dispositivos atualizados e movimentar seu dinheiro somente por instituições seguras e que possuam ferramentas extras de proteção.
Assim, seu dinheiro e seus dados ficam protegidos.