Atualmente, reduzir gastos têm se tornado parte do dia a dia de muitos brasileiros. Mas não basta apenas pensar que para organizar as finanças e ter aquele respiro ao final do mês, é preciso somente não gastar dinheiro com coisas supérfluas ou gerar dívidas.
É preciso ter em mente que, para esse processo de organização financeira, tudo o que pode influenciar nessa questão de economia conta muito. Até mesmo coisas simples, como o controle do uso excessivo de eletrodomésticos que mais consomem energia dentro de casa.
Alguns desses equipamentos, muito utilizados em nossa rotina, podem consumir energia de forma exagerada e causar um aumento na conta de luz que, consequentemente, pode pesar no bolso. Por isso, é importante estar de olho e descobrir quais são esses eletrodomésticos.
É importante descobrir a quantidade de energia que os eletrodomésticos consomem em nossa residência todo mês, e isso não é difícil. É preciso apenas fazer o seguinte cálculo:
Consumo de energia mensal do aparelho = Potência do aparelho X número de horas por dia em que ele fica ligado X total de dias no mês em que o aparelho é ligado = resultado / 1.000 |
Através desses cálculos, é possível encontrar o consumo de energia mensal dos eletrodomésticos que você possui em casa, em kWh (quilowatt-hora). Ou seja, a unidade de medida que vem apresentada nas contas de luz e mostram o consumo de energia. Veja só um exemplo prático de como você deve fazer para descobrir o consumo mensal de uma geladeira:
250W X 24 horas X 30 dias = 180.000 / 1.000 O resultado do consumo de energia mensal do aparelho é de 180 kWh |
Vale ressaltar que, além de fazer esse cálculo, ao comprar um novo eletrodoméstico é muito importante também estar de olho no selo de consumo de energia desses aparelhos. Isso pode ajudar a conhecer quais consomem mais energia e se prevenir ao comprá-los.
O consumo de energia no Brasil segue em constante crescimento. No primeiro trimestre de 2022, por exemplo, esse consumo cresceu 0,9% em comparação com o primeiro trimestre de 2021.
Esse crescimento pode estar relacionado com o consumo em excesso nas residências, que muitas vezes tem relação com os eletrodomésticos e se você pensa que esses equipamentos gastam somente quando estão em uso, está muito enganado. Alguns deles, como a televisão, computador, videogame, cafeteira e carregador de celular, consomem energia mesmo quando não estão sendo usados, isso pelo simples fato de estarem ligados na tomada.
Agora, vamos te mostrar alguns eletrodomésticos que mais consomem energia dentro de casa:
💡 Leia também: Aprenda a traçar metas financeiras eficientes com o Mercado Pago
Existem algumas boas práticas que você pode adotar para reduzir o consumo de energia dos eletrodomésticos em sua casa. Às vezes, simples atitudes podem fazer diferença no final do mês.
Veja só quais são essas práticas:
Se você deseja organizar as finanças pessoais, é preciso economizar. Então, que tal começar pela redução do consumo de energia em sua casa que, além de diminuir o valor da sua conta de energia, também é uma atitude consciente para a preservação do meio ambiente.
Crie e execute estratégias para essa redução. Fique atento e pratique!