Conexão Mercado Pago

Data de fechamento e vencimento da fatura do cartão: qual a diferença?

Escrito por Equipe Mercado Pago | Nov 5, 2024 11:00:00 AM

Alguma vez você abriu uma fatura do cartão de crédito e teve a sensação de ela estar em outro idioma, com diversas datas, valores e informações para lá de confusas? Acredite, você não é a única pessoa a se sentir dessa forma. Inclusive, muitas pessoas acabam se perdendo nos detalhes e, sem querer, caem em algumas armadilhas financeiras.

Uma das mais comuns é não entender a diferença entre a data de vencimento e a data de fechamento da fatura. E por mais que isso pareça ser algo simples, acredite: a diferença entre elas é um pequeno detalhe que pode causar um transtorno absurdo em seu bolso. 

Ou seja, compreender essas datas é fundamental para uma boa gestão do cartão de crédito, evitando confusões que possam levar ao pagamento incorreto da fatura. Então, anote aí: a data de fechamento é basicamente o fim do ciclo de compras daquele mês, enquanto a data de vencimento é o prazo final para efetuar o pagamento da fatura. 

Usando essas informações a seu favor, você consegue planejar melhor seus gastos e evitar juros de cartão de crédito desnecessários, garantindo que suas finanças se mantenham sob controle.

 

Fatura do cartão: por que entender as datas pode evitar problemas financeiros?

Você já parou para pensar que cada data na sua fatura do cartão de crédito tem um significado e um papel específico? Muitas vezes, as pessoas só se atentam aos valores e acabam não entendendo como cada uma dessas datas influencia diretamente a sua vida financeira.

A data de vencimento e a data de fechamento são como duas peças de um quebra-cabeça que, juntas, formam o ciclo de cobrança do seu cartão. A data de vencimento é a data limite para você pagar a fatura do cartão sem que nenhum juro seja cobrado. É como se fosse a data final de um prazo que o banco te deu para pagar itens adquiridos com o seu cartão. Já a data de fechamento é como um ponto de corte, o dia em que todas as suas compras daquele mês são contabilizadas para gerar a próxima fatura, como se fosse um relatório mensal das despesas.

Mas por que isso é tão importante? Entender essa diferença é fundamental para você ter mais controle sobre o seu dinheiro. Na prática é assim: imagine que você faz uma compra um dia antes da data de fechamento. Essa compra já vai entrar na próxima fatura, mesmo que você pague a fatura atual em dia. Se você não souber disso, pode acabar se surpreendendo com um valor maior na próxima fatura do cartão e até mesmo ter dificuldades para pagar.

Ou seja, ao entender esses conceitos, você pode planejar melhor suas compras, evitar dívidas e dores de cabeça até mesmo economizar dinheiro e fazer compras mais assertivas. Por exemplo, você pode concentrar suas compras maiores nos dias após a data de fechamento, para que elas entrem apenas na fatura do mês seguinte, garantindo, assim, que você tenha mais tempo para pagar.

 

Escolheu uma data ruim? Como driblar a escolha ruim para o vencimento da fatura

Gastou mais do que devia no mês anterior e o desespero está batendo na porta com a incerteza de quando a sua fatura do cartão vai fechar, qual será o valor total a ser pago e assim em diante, não é mesmo?! Geralmente, o fechamento da fatura ocorre de 7 a 10 dias antes da data de vencimento, que é escolhida por você no momento da solicitação do cartão. 

No entanto, é possível alterar essa data caso suas condições financeiras mudem ou se a data atual não for mais conveniente. Essa mudança pode ser feita diretamente pelo aplicativo da maioria das instituições financeiras, tornando o processo simples e prático. Inclusive, ajustar a data de vencimento para um momento que coincida melhor com o fluxo de sua renda pode ser uma excelente estratégia para evitar problemas financeiros. 

Até porque, a escolha errada da data de vencimento pode ter consequências negativas, como:

 

  • Atraso no pagamento e juros: se a data de vencimento cair em um dia muito próxima à mesma em que você costuma receber seus pagamentos, por exemplo,  e você tiver qualquer imprevisto, pode acabar atrasando o pagamento da fatura, o que geraria o pagamento de juros. Escolher datas que estejam alguns dias à frente da sua data de vencimento facilita lembrar de pagar a fatura do cartão em dia e evitar aqueles juros indesejados.

  • Gasto excessivo: ao ter uma data de vencimento muito distante do dia que você recebe seu salário, por exemplo, pode fazer com que registre mais gastos no seu cartão de crédito e, no final, correr o risco de perder o controle sobre o quanto pode gastar. 

  • Dificuldade de planejar as finanças: com a data desalinhada ao seu planejamento financeiro, fica mais complicado organizar suas despesas e, consequentemente, criar um orçamento que realmente seja eficiente para todos os seus gastos ao longo do mês.

  • Prejuízo no score de crédito: não escolher uma data de vencimento eficiente pode fazer com que não consiga pagar a fatura no prazo adequado, gerando juros pelo pagamento em atraso, como também uma diminuição no seu histórico de crédito.

  • Dificuldade em realizar objetivos: o descontrole nas finanças pode prejudicar a capacidade de guardar dinheiro para metas maiores, fazendo com que grande parte do seu orçamento seja dedicado ao pagamento da fatura do cartão.

  • Maior carga de estresse: a falta de organização financeira e as dívidas acumuladas geram preocupações e estresse desnecessário. Com isso, é natural que a sua qualidade de vida seja afetada, podendo gerar muitos outros problemas no seu dia a dia. 

 

5 formas de usar a data de fechamento e a data de vencimento a seu favor

Após entender a importância das datas de fechamento e vencimento da fatura, você pode adotar estratégias que tornam o uso do seu cartão de crédito mais eficiente. Quer um exemplo? Talvez você esteja se fazendo questionamentos como: Se eu comprar no dia do fechamento da fatura posso ter mais vantagens? ou então: É melhor pagar a fatura antes do fechamento? Na verdade, ao fazer uma compra logo após a data de fechamento, você terá mais dias para pagar essa compra sem juros, o que ajuda a planejar melhor suas finanças. 

Isto é, trata-se de uma excelente estratégia para quem busca organizar o orçamento mensal de forma mais consciente, permitindo até a programação de compras maiores, e, assim, aproveitar o tempo extra para pagar sem apertos no final do mês. 

Aqui estão algumas dicas práticas para aproveitar essas datas de maneira inteligente:

1. Planeje suas compras após a data de fechamento

Como dito acima, ao realizar suas compras logo após a data de fechamento, você ganha mais tempo para pagar a fatura sem juros. Isso é especialmente útil para compras maiores ou quando você sabe que terá uma renda extra no mês seguinte.

2. Pague a fatura em dia para evitar juros

Essa dica parece óbvia, mas vale a pena reforçar para evitar dores de cabeça e, inclusive, transformar suas dívidas numa bola de neve sem fim. Portanto, não deixe de pagar a fatura do cartão inteira em dia, pois isso é fundamental para manter seu nome limpo e evitar juros altos ou mesmo que você acabe refém do crédito rotativo por precisar parcelar a fatura do cartão de crédito.

3. Aproveite o intervalo entre o fechamento e o vencimento

Esse período extra pode ser útil para que você tenha mais controle de orçamento e se prepare para o pagamento. Neste caso, não deixe de usar esse período para fazer cálculos, identificar as suas prioridades e  garantir que você terá dinheiro disponível para pagar a fatura do cartão na data certa.

4. Faça pagamentos antecipados para reduzir o saldo devedor

Possui um dinheiro extra e gostaria de antecipar o pagamento de algumas parcelas? O ideal é sempre contatar o seu banco e verificar essa possibilidade. De qualquer forma, isso pode te ajudar a diminuir a dívida total, evitando juros no próximo ciclo de cobrança.

 

5. Se precisar fazer uma compra maior, tente programar

Se você sabe que precisa fazer uma compra grande, tente programá-la para um período em que você já tenha pago a fatura do cartão anterior e tenha mais folga no orçamento. Você pode, por exemplo, fazer a compra após o fechamento da fatura, aumentando o seu prazo para pagamento. 

 

Dê um passo em direção à organização e assuma o controle das suas finanças!

Entender a diferença entre a data de vencimento e a data de fechamento do seu cartão de crédito é o primeiro passo para ter um bom controle sobre suas finanças. Afinal de contas, ao dominar esses conceitos, você evita surpresas desagradáveis na fatura, como juros e multas. 

Neste caso, não deixe de consultar regularmente a sua fatura do cartão e entre em contato com o seu banco caso tenha alguma dúvida.  Lembre-se: o seu cartão de crédito é uma ferramenta poderosa, mas precisa ser usada com sabedoria para evitar transtornos. Ao entender como ele funciona, você pode utilizá-lo a seu favor e alcançar seus objetivos financeiros.

 

💡Leia também:

Conheça os benefícios de comprar com o cartão Mercado Pago

Como pagar fatura do cartão de crédito Mercado Pago

Como funciona o Cartão Virtual Mercado Pago

Você sabe como calcular o IOF em suas compras com cartão?

Crédito e débito: entenda a diferença entre cartões na conta digital