Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Crédito e débito: entenda a diferença entre cartões na conta digital

6 min de leitura Atualizado em 03/06/2024
Crédito ou débito - Cartão de crédito ou cartão de débito: qual a diferença - diferença entre cartões na conta digital

 Uma coisa é fato: desde que a tecnologia chegou aos meios de pagamento, não precisamos mais andar com grandes quantidades de dinheiro para ir às compras. É seguro e ainda mais prático do que na época dos nossos avós. 

Para isto, basta ter uma boa conta digital que ofereça serviços financeiros completos, como cartão de débito, cartão virtual e cartão de crédito, além de entender como andam as suas finanças.

 

Seja no supermercado, na farmácia ou na sua loja preferida, na hora de pagar com cartão, o atendente sempre faz a seguinte pergunta: "É no débito ou no crédito?”. Rapidamente já respondemos, mas você sabe, de fato, qual é a diferença entre o cartão de crédito e débito? E como isso pode impactar na sua vida financeira? Fique tranquilo, mostraremos para você.

 

 

📖 Segredos das finanças pessoais: construindo riqueza e estabilidade

Cartão de crédito ou débito: entenda a diferença

Quando bem utilizados, os cartões de crédito ou débito podem te trazer vantagens e até ajudar a economizar mais dinheiro. Entenda quais são as diferenças entre eles: 

 

icon_tick Cartão de débito

Utilizar o cartão de débito é o mesmo que pagar à vista em dinheiro. Com ele, você só gasta a quantia que tem. A única diferença entre o cartão de débito e as notas impressas é a segurança: o cartão físico evita que você ande com grandes quantias na carteira, pede uma senha para que você certifique que a compra está correta e ainda permite que você saque determinado valor quando precisar. 

Além disso, o cartão de débito possibilita que você controle melhor as suas finanças, permitindo uma simples consulta do que foi gasto e do seu extrato bancário na palma da mão. Como o nome diz, no cartão de débito, o dinheiro é debitado diretamente da sua conta corrente no momento da compra ou do saque. Ou seja, você não corre risco de extrapolar seu orçamento. Normalmente, este é um serviço gratuito disponibilizado pela sua conta digital.

seta2 Pagamento aceito em diversas lojas? Sim
seta2 O dinheiro é descontado direto da sua conta corrente? Sim
seta2 É possível fazer parcelamento de compra? Não
seta2 Tem possibilidade de ter juros caso não pague no prazo? Não

 

icon_tick Cartão de crédito

Utilizar o cartão de crédito é como se você fizesse uma compra e deixasse para pagar depois, algo parecido com o antigo “fiado”. A diferença entre o cartão de crédito e o fiado é que ao utilizar o cartão de crédito, o emissor do cartão disponibiliza uma linha de crédito com o valor da sua compra, que é pago na mesma hora para a loja. Mas, você só pagará o cartão depois, no vencimento da sua fatura. Se o pagamento for no prazo, não há riscos de juros. 

Outra vantagem é a possibilidade de parcelamento: você pode adquirir um produto hoje e pagar por ele durante os próximos meses. 

Assim como o cartão de débito, a versão de crédito permite que você mapeie as suas compras e também que pague tudo o que gastou no mês de uma vez só. Isso permite que você organize melhor as finanças e mapeie os gastos, principalmente se faz um planejamento financeiro detalhado com planilhas. 


seta2 Pagamento aceito em diversas lojas? Sim
seta2 O dinheiro é descontado direto da sua conta corrente? Não
seta2 É possível fazer parcelamento de compra? Sim
seta2 Tem possibilidade de ter juros caso não pague no prazo? Sim

 

👉 Conta Digital: o que é, como funciona e quais as vantagens para você

 

Mas, afinal, qual tipo de cartão usar na sua conta digital? 

Não há uma resposta ideal para essa pergunta, pois em cada situação uma forma de pagamento vai apresentar mais vantagens. Por exemplo, ao fazer compras com valores mais baixos ou que já estejam previstos no seu orçamento, pagar com cartão de débito é sempre a melhor alternativa, pois a chance de ficar com dívidas é muito menor.  

Para aqueles que preferem pagar no boleto, o cartão de débito pode ser uma excelente alternativa nos sites de suas lojas preferidas, pois o pagamento é feito na hora e não é preciso esperar três dias para compensação, além de não precisar digitar aquele número imenso ou fazer uma impressão. 

Agora, se você precisa comprar algum produto para sua casa de um valor mais alto - como, por exemplo, uma geladeira ou um celular -, mas não tem todo o dinheiro disponível, parcelar no crédito pode ser uma boa opção, ainda mais se o seu cartão permitir acumular pontos.

Além disso, ainda há a possibilidade de utilizar seu cartão de crédito para realizar compras em viagens internacionais ou em sites que só aceitem crédito. O que não pode acontecer é fazer o pagamento depois do vencimento da fatura do seu cartão e acabar tendo que pagar altos juros. 

 

Use seu cartão de crédito ou débito com responsabilidade

Tenha mais facilidade no seu dia a dia. Usando com responsabilidade o cartão de débito ou crédito, é possível ter maior controle do seu dinheiro. Para ter essa e mais vantagens, considere abrir uma conta digital e saiba de tudo na palma da sua mão.

 

Use seu cartão de crédito de forma inteligente. Descubra como fazer isso no nosso guia.

 


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados