Os pagamentos por aproximação proporcionam mais praticidade e agilidade para as pessoas e não é à toa que seu uso aumentou mais de 100 vezes desde junho de 2021, segundo dados da Sodexo.
Essa comodidade é possível graças a uma tecnologia chamada de NFC (Near Field Communication, que em português significa algo como “comunicação de campo próximo'', que possibilita fazer pagamentos à distância, bastando aproximar seu cartão ou dispositivo da maquininha de cartão do lojista, não tendo a necessidade de ter qualquer contato e finalizar sua compra.
De acordo com dados dos órgãos de defesa do consumidor, os relatos de golpes e fraudes envolvendo os pagamentos contactless (sem contato) têm aumentado nos últimos meses. O Procon-SP, por exemplo, registrou 45 e 53 reclamações nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, respectivamente, enquanto a média de dezembro e novembro de 2021 era de 40 queixas.
Em um dos principais deles, os golpistas passam uma máquina de pagamento perto de bolso, casacos, bolsa ou carteira de vítima, tentando efetuar uma transação sem que a pessoa perceba. Outras situações relatadas envolvem casos em que a função do pagamento por aproximação foi habilitada sem que o cliente tenha solicitado.
Ainda assim, os cartões de crédito sem contato estão entre uma das formas de pagamento mais seguras, já que é difícil que um criminoso consiga recriar o código único que emitem para cada transação, principalmente se comparado às tarjas magnéticas dos cartões comuns. Além disso, oferecem praticidade, agilidade e uma melhor experiência de compra.
O ponto de atenção se deve principalmente a essas operações fraudulentas por aproximação e para combater esse tipo de ação, as instituições financeiras estão tomando medidas preventivas, como limitar os valores de transação sem pedir senha, por exemplo.
Felizmente, é possível ampliar a segurança do seu cartão que usa a tecnologia de pagamentos sem contato, mas, assim como qualquer ferramenta para movimentação financeira, é importante se manter atento ao uso, observando frequentemente suas transações, e caso algo chame a atenção, entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo seu cartão.
Veja como você pode tornar essa solução mais segura no dia a dia:
👉 Leia também: Como as contas digitais podem transformar a sua vida financeira
Em geral, as instituições estabelecem um limite máximo de gastos de R$ 200,00 para o pagamento por aproximação sem o uso da senha, evitando maiores prejuízos. Em outros casos, você mesmo pode fazer a configuração de um teto para as transações sem contato no app ou site do banco.
Assim, você pode contar com a comodidade desse meio de pagamento e evitar prejuízos. Outra dica importante é desabilitar a função por proximidade em eventos ou locais de muita movimentação de pessoas para evitar o golpe, como em shows, por exemplo.
Quanto se trata de proteger seu dinheiro, é importante acompanhar as movimentações financeiras atentamente, ter um bom controle de gastos e, principalmente, ficar atento aos golpes. Por isso, em caso de suspeita de qualquer atividade fraudulenta na sua conta ou cartões, entre imediatamente em contato com seu banco e evite dores de cabeça.