Sol, descanso, passeios e… parcelas. Muita gente vive o roteiro completo das férias, mas esquece de escrever o final com responsabilidade. É comum parcelar tudo com o cartão e deixar para pensar na fatura só depois. Só que o “depois” sempre chega — e, se não tiver planejamento, ele é cobrado com juros altos.
A boa notícia é que você pode curtir seus dias de folga e ainda manter a saúde financeira em ordem. Inclusive, saber como usar o cartão de crédito nas férias é o primeiro passo para garantir que as lembranças fiquem na memória e não na fatura. Vamos lá?!
Viajar custa. E nem sempre a gente se dá conta de quanto até ver o rombo na conta. Uma pesquisa da YouGov Global Travel Profiles publicada em 2024 revelou que 80,7% dos turistas brasileiros afirmam ter gastado até R$4.499,00 em suas viagens. E como pagaram? A maioria — 61,7% dos brasileiros que viajaram para o exterior — usou cartão de crédito como principal ferramenta.
Esse dado acende um alerta. A facilidade do crédito muitas vezes engana: tendemos a justificar os gastos com frases como “eu mereço” ou “é só uma vez por ano”, e deixamos de lado o controle de gastos durante o período de descanso mais consciente.
Outro gatilho perigoso é a sensação de “pressa”. Como o tempo das férias é curto, o impulso toma o lugar do planejamento, e aí a fatura vira uma avalanche.
Por isso, é fundamental entender como funciona o cartão de crédito para não esquecer que ele pode ser aliado, mas também pode ser inimigo em momentos de euforia como uma viagem. Em outras palavras, o uso inteligente dessa ferramenta é que a torna a grande amiga das férias. Portanto, lembre-se das condições do SEU cartão: taxas, anuidade e, principalmente, juros.
Antes de pensar no meio de pagamento, é essencial definir o quanto você pode gastar. Para isso, o ideal é elaborar uma gestão de compras para as férias, detalhando os gastos previsíveis e aqueles que podem surgir. Olha só como você pode fazer isso:
Sem extrapolar a fatura do cartão, esse poderoso meio de pagamento pode ser seu grande aliado nas férias! Com ele, é possível desobstruir o orçamento mensal e parcelar compras para que o período de descanso seja bem aproveitado. Mas isso só vale a pena quando há estratégia por trás do uso do cartão. Veja as dicas:
Ele não precisa bancar 100% das suas férias. Combine meios de pagamento à vista e parcelado, respeitando a sua renda mensal.
O valor da fatura do cartão deve caber no seu bolso na volta das férias, junto com os gastos do mês.
Parcelar dá uma falsa sensação de alívio. Quando possível, pague à vista no crédito. Você mantém o controle e não acumula dívidas futuras. Mas se for parcelar, mantenha o controle registrado.
Antes de comprar, pergunte: “Eu preciso disso agora?” ou “Tenho espaço no meu orçamento pra isso?”. Faça escolhas com intenção.
Um bom cartão com cashback, como o Cartão Mercado Pago¹, ajuda a recuperar parte dos seus gastos. E melhor: ele é sem anuidade e pode ser gerenciado direto pelo app, o que facilita sua gestão financeira.
As férias devem ser lembradas pelas paisagens e momentos incríveis, não pelas dívidas. Com planejamento financeiro, consciência e as ferramentas certas, você transforma o cartão de crédito em parceiro de viagem.
Nessas horas, é fundamental contar com um parceiro como o Cartão Mercado Pago, que traz vantagens como cashback em Meli Dólar² para assinantes Meli+³ em compras e ainda a possibilidade de maior parcelamento para garantir tudo o que você precisa para a viagem nas compras no Mercado Livre.
Então prepare as malas, planeje como usar o cartão de crédito com mais responsabilidade e fique sempre ligado em nossas dicas para descobrir como manter suas finanças sob controle o ano todo, sem abrir mão dos prazeres da vida.
¹ O cartão de crédito Mercado Pago está sujeito à análise de crédito. O cashback do cartão de crédito em Meli Dólar é exclusivo para assinantes Meli+. Consulte os limites de cashback em Meli Dólar e regras nos termos e condições de contratação de assinaturas Meli+ em https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/Termos-y-condicoes-do-Meli-mais_30487
² O Meli Dólar (“MUSD”) não está disponível nos Estados Unidos da América (“EUA”). Pessoas, físicas ou jurídicas, incorporadas, estabelecidas ou residentes nos EUA ("pessoa(s) dos EUA", conforme definido nos termos e condições do Meli Dólar) ou pessoas localizadas nos EUA não podem receber, possuir, comprar, vender ou negociar o Meli Dólar. O Mercado Livre se reserva o direito de criar uma lista restrita de endereços e bloquear qualquer Meli Dólar, inclusive eventual fração, de propriedade de um cidadão dos EUA ou de uma pessoa localizada nos EUA.
³ Consulte os termos e condições de Meli+ e como contratar a assinatura.
💡Leia também:
7 dicas para economizar na compra de passagens aéreas
Como o Cartão Mercado Pago transforma seu controle de orçamento
Cartão de crédito: vilão ou mocinho? Aprenda a usá-lo a seu favor
Cartão de crédito sem anuidade: como escolher e conseguir um?
Cartões Mercado Pago: pague no débito, crédito ou no cartão virtual