Como funciona o cartão de crédito e por que você precisa ter um
Os meios de pagamento podem facilitar a vida de muitas pessoas, além de ajudá-las na hora da organização financeira, e até para livrá-las de alguns perrengues que podem acontecer no dia a dia corrido.
Imagine uma situação de emergência, em que você ou algum ente próximo precisa comprar um remédio urgente, mas não tem dinheiro ou saldo imediato em sua conta. O que fazer? Não posso aguardar o próximo dia útil! Dependendo da situação, não pode mesmo. Mas, é neste momento que ele entra como uma solução momentânea para os apuros da vida financeira: o cartão de crédito.
Possuir um cartão de crédito é muito mais uma ferramenta útil do que um luxo supérfluo. É preciso, no entanto, como tudo que envolve a realidade financeira, saber usá-lo com responsabilidade, evitando problemas futuros. Afinal, como funciona o cartão de crédito e qual a importância do seu uso consciente? É isso que discutiremos.
Afinal, o que é e como funciona o cartão de crédito?
Ah, vai dizer que em pleno século XXI, você não sabe o que é e como funciona um cartão de crédito?! A grande realidade é que sim, muitos sabem o que é um cartão de crédito, mas nem todo mundo sabe como o cartão funciona realmente. Além de ser uma ótima forma para realizar as compras e realizar outras transações, como pagar boleto ou sacar dinheiro, ele também é um ótimo aliado no controle das finanças - desde que você o use com responsabilidade.
A primeira virada de chave é enxergar o cartão de crédito não como um complemento de renda, mas sim como um empréstimo de curto prazo. É importante que você tenha em mente que cada compra realizada com o cartão de crédito está sendo feita com dinheiro emprestado pelo banco, ou seja, este valor precisa ser devolvido em um período determinado. Além disso, caso ele não seja pago de forma integral, os juros podem ser destrutivos.
Por exemplo, vamos dizer que você fez aquela compra de roupas e acessórios que você precisava muito em um site e preferiu pagar pelo cartão de crédito. Se você gastou R$ 500, este valor não é o seu dinheiro, mas sim o crédito fornecido pela instituição, que espera ser reembolsada no vencimento da fatura.
Ao compreender essa dinâmica (de que o dinheiro não é seu, mas sim do banco), você consegue ter uma visão mais responsável, escolhendo direitinho com o que vai gastar, evitando dívidas e aproveitando os benefícios que o cartão de crédito pode oferecer.
7 motivos para considerar ter um cartão de crédito
Mas, como funciona o cartão de crédito e como ter um sem levar em conta os juros? Não há nada a temer aqui. Mesmo que o cartão de crédito seja muito temido pelos juros devoradores, esses meios de pagamento também oferecem uma série de vantagens e benefícios que podem te ajudar na hora do gerenciamento de suas finanças pessoais.
Desde reembolso em compras, passando por milhas de passageiros até pontos de recompensa, o cartão de crédito pode ser - na verdade - seu melhor amigo no dia a dia.
Podemos ainda citar:
1. Eliminar o dinheiro vivo da carteira
Com certeza você já viu em algum filme ultra moderno que as pessoas não utilizam mais dinheiro físico para fazer pagamentos. A cada dia isso se torna menos ficcional e mais próximo da realidade, sendo uma realidade mais cômoda. E acredite, até mesmo os lugares mais afastados possuem conexão com maquininhas para garantir o seu pagamento. Além disso, você reduz o risco de perda ou roubo quando utiliza o cartão.
2. Fazer compras online com mais facilidade
Com alguns códigos de segurança e poucos cliques, é muito rápido e prático realizar compras na internet. Com o advento de cartões virtuais, o processo se tornou ainda mais seguro, evitando qualquer tipo de problemas com fraudes.
3. Maior segurança nas compras
Além dos cartões virtuais, o acesso rápido a aplicativos de instituições também permite o rastreamento de compras e suporte que simplifica e muito o processo em qualquer caso de problemas com seus cartões. Além disso, os cartões de crédito oferecem proteção contra fraudes e compras não autorizadas.
4. Acompanhar detalhadamente os seus gastos
Muito desse rastreamento também pode ser utilizado para realizar o seu controle financeiro, afinal, a maioria dos cartões de crédito oferecem um extrato detalhado das compras. Acompanhar gastos em alguns setores ao longo de um mês, por exemplo, pode ajudar a identificar hábitos de consumo e o planejamento do orçamento mensal.
5. Estabelecer limites de gastos mensais para evitar dívidas
Com este meio de pagamento, você pode definir limites de gastos mensal, controlando suas finanças e evitando os temidos endividamentos. Dessa forma, você conseguirá manter suas despesas “nos trilhos”.
6. Dividir suas compras em parcelas
Talvez um dos maiores atrativos e maiores medos dos usuários de cartão de crédito é a possibilidade de utilizar o limite para dividir o valor total de uma compra em parcelas. Neste quesito, é muito útil quando você faz uma compra cara, como eletrônicos ou móveis. É nesse momento que o planejamento é de suma importância.
7. Criar um histórico de crédito positivo
Um outro ótimo motivo para a utilização constante do cartão é a sua progressão de crédito. Honrar o compromisso das faturas constantemente mostra para as instituições financeiras que você tem a responsabilidade para poder possuir um limite maior de crédito, possibilitando maiores compras e benefícios.
Já te convencemos a ter um cartão de crédito? Apesar dos motivos atraentes, para ter um cartão de crédito, é preciso estar ciente dos riscos e tomar precauções. Ao usá-lo de forma irresponsável, você pode cair no endividamento, principalmente se gastar mais do que pode pagar. Além disso, lembre-se que os cartões de crédito podem contar com taxas, como anuidades e juros, que se acumulam rapidamente.
Para evitar esses problemas, é importante saber como controlar seus gastos, pagar a fatura integralmente e dentro do prazo e evitar usar o cartão como uma extensão da sua renda sabendo como quitar dívidas do cartão de crédito.
Encontre o cartão de crédito ideal para sua jornada financeira
O cartão de crédito tornou-se um amigo para muitas pessoas que buscam por mais praticidade, segurança e ainda querem aproveitar os benefícios que este meio de pagamento pode oferecer. Mas, antes de solicitar o seu cartão de crédito, é preciso fazer uma avaliação e algumas perguntas a si mesmo.
Uma forma de avaliar os riscos e colocar na balança em contraponto aos benefícios é se perguntar “Por que preciso de um cartão de crédito” e “Qual o meu perfil de consumo?”. Uma das questões mais complexas desse grupo é “Sou uma pessoa responsável com finanças?”; “Posso arcar com os custos do cartão?”.
Por mais difícil que seja esse momento de auto avaliação, é muito importante tirar esse momento para verificar se o cartão pode fazer parte da sua realidade. Se a resposta for positiva e você está em busca do cartão de crédito perfeito, está na hora de escolher o ideal, de acordo com suas necessidades e estilo de vida.
Alguns tópicos que podem ajudá-lo nesse processo são:
- Avalie seu perfil de consumo e capacidade de pagamento: o primeiro passo é entender como são os seus hábitos de consumo e sua capacidade de pagamento. Por exemplo, se você costuma gastar muito em compras online, um cartão com recompensas específicas para este tipo de compra pode ser o ideal.
- Defina quais são os seus objetivos com o cartão: afinal, você quer um cartão para acumular milhas para viagens internacionais, obter cashback em compras ou só para ter mais flexibilidade em suas compras? Definir quais são seus objetivos com o cartão de crédito pode te ajudar na hora de filtrar as opções e escolher o cartão que mais atende às suas necessidades.
- Compare taxas de juros, anuidade e outros custos: apesar de todos terem funcionamentos semelhantes, as condições, taxas e custos do cartão de crédito podem variar imensamente. Faça uma análise minuciosa dos contratos relativos aos cartões para garantir o bem-estar das suas finanças.
- Compare as ofertas de diferentes instituições financeiras: nem todas as instituições financeiras são iguais, ou seja, elas oferecem diferentes benefícios e condições. O ideal é que você compare as ofertas de várias instituições para encontrar a que oferece a melhor para você.
- Verifique os requisitos de elegibilidade, termos e condições: algo muito importante também é entender o que é necessário para adquirir o cartão específico que você procura, visto que alguns podem, apesar de oferecer os benefícios desejados, possuírem requisitos que não fazem parte da sua realidade atual.
💳Você já conhece o cartão de crédito Mercado Pago? O cartão de crédito Mercado Pago te dá mais possibilidades e ainda te ajuda na gestão de sua vida financeira. Através da análise de crédito, o Cartão Mercado Pago possibilita que você compre o quiser e onde quiser, em qualquer loja online ou física do mundo, parcelando suas compras em qualquer lugar e te dando até 18x para realizar compras no Mercado Livre em produtos selecionados. Além disso, você controla todas as movimentações através do aplicativo do Mercado Pago, pela conta remunerada¹, de onde estiver. E tem mais! Sua anuidade é totalmente grátis e suas compras ainda acumulam pontos para você fazer parte do programa de benefícios exclusivos, Meli+. Para solicitar o cartão de crédito Mercado Pago, você precisa acessar a página oficial do banco digital, fazer o pedido, aguardar a análise de suas informações e aguardar a resposta do time Mercado Pago. |
Domine as finanças com o cartão de crédito como seu aliado!
Com um controle minucioso dos seus gastos, o cartão de crédito é um poderoso aliado financeiro quando é utilizado com consciência e planejamento. Nesse sentido, o cartão de crédito Mercado Pago se destaca, oferecendo diversas vantagens como parcelamento de compras, pagamento em até 18x no Mercado Livre para produtos selecionados e controle da sua vida financeira direto do aplicativo.
Ao considerar essas vantagens, você estará dando um passo importante na sua jornada para uma gestão financeira mais eficaz e consciente.
Adquira agora mesmo seu cartão de crédito e use-o com responsabilidade e conhecimento.
¹ Conta que mais rende do Brasil: melhor rendimento considerando conta destinada para pessoas físicas, aporte financeiro mínimo de R$ 1.000, saldo em conta de até R$ 50.000, sem a necessidade de manter saldo mínimo em conta e área de abrangência: território nacional. Consulte as condições do rendimento de 105% do CDI em https://www.mercadopago.com.br/ajuda/32110.
💡Leia também:
Quando ter mais de um cartão de crédito vale a pena?
Cartão de crédito: desmentindo mitos que afetam sua pontuação
Cartão de crédito Mercado Pago: 5 perguntas e respostas
Cartão virtual Mercado Pago vs. Físico: as principais diferenças
Como fazer uma recarga de celular com o cartão de crédito Mercado Pago
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Fim do saque-aniversário: entenda o que muda e como se organizar
| Novembro 14, 2024
Imagina só você ter um dinheiro guardado e que por um longo período não poderia ser acessado de forma simples, apenas cumprindo alguns requisitos..
Como organizar finanças para começar o ano livre das dívidas?
| Novembro 13, 2024
O fim do ano se aproxima e é inevitável não sentir aquela vontade de colocar no papel as próximas metas a serem realizadas no curto e longo prazo...
Planeje seu Natal com uma reserva de emergência eficiente
| Novembro 12, 2024
O fim do ano se aproxima e isso significa que aquela sensação de viver momentos especiais ao lado de quem você gosta está literalmente mais aflorada...