Estamos acompanhando o constante crescimento das criptomoedas no mercado e, enquanto a grande maioria das pessoas enxergam as moedas virtuais apenas como um investimento a longo prazo, elas na verdade também podem exercer outro papel.
Elas foram criadas com intuito de serem uma moeda aceita em todo o mundo, não tendo a influência de governos ou banco central. Sendo assim, investir nelas é interessante, mas existe a opção de usá-las para consumir produtos e serviços em qualquer lugar do mundo.
As criptomoedas funcionam por meio do blockchain, um banco de dados descentralizado de alto nível de segurança que faz os registros dos seus dados e transações (envio e recebimento).
Essas moedas podem ter muitas utilidades, mas quando ela foi desenvolvida, o objetivo era criar uma moeda livre de fronteiras, que não sofresse a intervenção de governos e que as pessoas tivessem mais poder de movimentar em suas contas anonimamente.
Atualmente, as criptomoedas são vistas pelo mercado como um investimento promissor, mas para isso é importante conhecer o funcionamento de suas transações, garantindo um bom retorno financeiro. Além disso, elas também podem ser moedas de troca por produtos e serviços, mas ainda não são todos os empreendimentos que as aceitam como forma de pagamento.
Com as criptomoedas, é possível realizar transações de compra e venda, mas para isso acontecer é necessário que ambas as instituições estejam alinhadas a esse objetivo.
Em outras palavras, suas compras com criptomoedas não dependem apenas de você, mas principalmente da instituição onde comprou suas criptomoedas, como também da instituição em que você pretende usá-las como forma de pagamento, pois ambas precisam aceitar esse gasto.
Algumas formas interessantes de usar suas criptomoedas são:
As criptomoedas usam a privacidade como princípio, por isso elas permitem que o usuário faça transações financeiras anonimamente. Ou seja, você não precisa justificar ao banco e não precisa passar por processos burocráticos que possam atrasar o processo.
As plataformas de jogos estão começando a aceitar as criptomoedas como forma de pagamento para acessar seus recursos, como no caso do bitcoin. Para isso, é preciso acessar a plataforma e, na hora do pagamento, selecionar a criptomoeda que usará na transação.
Pelo crescimento dessas moedas, diversos estabelecimentos, incluindo restaurantes, cafeterias e lanchonetes, estão aceitando as criptomoedas como forma de pagamento. Em alguns casos, os estabelecimentos determinam um valor mínimo para que a transação seja realizada.
Algumas redes de clínicas de estética e cuidados gerais com o corpo e mente começaram a aceitar as criptomoedas como forma de pagamento. Assim, elas conseguem agilizar as transações financeiras e evitar processos burocráticos que atrasam a execução dos procedimentos.
Outra forma de consumir as criptomoedas no seu dia a dia é através de agências de viagem. Algumas empresas estão aceitando as criptomoedas na compra de passagem aérea e pacotes de viagem, tanto para destinos nacionais, como também internacionais.
💡 Leia também: Como investir dinheiro de forma prática e segura
Por ser um novo modelo de transação, o consumo das criptomoedas divide opiniões entre os especialistas, mas isso depende do objetivo que você possui ao investir nas moedas digitais.
Para te ajudar a decidir se essa forma de uso é interessante ou não, listamos alguns prós e contras quanto ao seu uso no dia a dia. Confira:
Prós:
Contras:
As criptomoedas são um assunto novo no mundo financeiro. O ideal é que você conheça bem a finalidade das suas criptomoedas e determine por si a melhor forma de gastá-las.
Para isso, existem diferentes plataformas que podem te ajudar a comprar (com preços atrativos a partir de R$ 1) e guardá-las de forma segura para que as utilize da melhor maneira.