Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Como usar criptomoedas no seu dia a dia

Saiba como elas funcionam e como você pode utilizá-las
Um monte com diferentes tipos de criptomoedas, incluindo o bitcoin

Estamos acompanhando o constante crescimento das criptomoedas no mercado e, enquanto a grande maioria das pessoas enxergam as moedas virtuais apenas como um investimento a longo prazo, elas na verdade também podem exercer outro papel. 


Elas foram criadas com intuito de serem uma moeda aceita em todo o mundo, não tendo a influência de governos ou banco central. Sendo assim, investir nelas é interessante, mas existe a opção de usá-las para consumir produtos e serviços em qualquer lugar do mundo. 

 

Afinal, para que servem as criptomoedas? 

As criptomoedas funcionam por meio do blockchain, um banco de dados descentralizado de alto nível de segurança que faz os registros dos seus dados e transações (envio e recebimento).

Essas moedas podem ter muitas utilidades, mas quando ela foi desenvolvida, o objetivo era criar uma moeda livre de fronteiras, que não sofresse a intervenção de governos e que as pessoas tivessem mais poder de movimentar em suas contas anonimamente. 

Atualmente, as criptomoedas são vistas pelo mercado como um investimento promissor, mas para isso é importante conhecer o funcionamento de suas transações, garantindo um bom retorno financeiro. Além disso, elas também podem ser moedas de troca por produtos e serviços, mas ainda não são todos os empreendimentos que as aceitam como forma de pagamento. 

 

5 formas de gastar suas criptomoedas 

Com as criptomoedas, é possível realizar transações de compra e venda, mas para isso acontecer é necessário que ambas as instituições estejam alinhadas a esse objetivo.

Em outras palavras, suas compras com criptomoedas não dependem apenas de você, mas principalmente da instituição onde comprou suas criptomoedas, como também da instituição em que você pretende usá-las como forma de pagamento, pois ambas precisam aceitar esse gasto. 

Algumas formas interessantes de usar suas criptomoedas são:

 

  1. Fazer transações privadas

As criptomoedas usam a privacidade como princípio, por isso elas permitem que o usuário faça transações financeiras anonimamente. Ou seja, você não precisa justificar ao banco e não precisa passar por processos burocráticos que possam atrasar o processo.  

 

  1. Comprar jogos de videogame

As plataformas de jogos estão começando a aceitar as criptomoedas como forma de pagamento para acessar seus recursos, como no caso do bitcoin. Para isso, é preciso acessar a plataforma e, na hora do pagamento, selecionar a criptomoeda que usará na transação.  

 

  1. Consumir produtos de restaurantes e cafeterias

Pelo crescimento dessas moedas, diversos estabelecimentos, incluindo restaurantes, cafeterias e lanchonetes, estão aceitando as criptomoedas como forma de pagamento. Em alguns casos, os estabelecimentos determinam um valor mínimo para que a transação seja realizada. 

 

  1. Pagar tratamentos em clínicas de estética

Algumas redes de clínicas de estética e cuidados gerais com o corpo e mente começaram a aceitar as criptomoedas como forma de pagamento. Assim, elas conseguem agilizar as transações financeiras e evitar processos burocráticos que atrasam a execução dos procedimentos.  

 

  1. Comprar passagens aéreas e pacotes de viagem

Outra forma de consumir as criptomoedas no seu dia a dia é através de agências de viagem. Algumas empresas estão aceitando as criptomoedas na compra de passagem aérea e pacotes de viagem, tanto para destinos nacionais, como também internacionais. 

 

💡 Leia também: Como investir dinheiro de forma prática e segura

 

Será que é vantajoso usar criptomoedas no seu dia a dia? 

Por ser um novo modelo de transação, o consumo das criptomoedas divide opiniões entre os especialistas, mas isso depende do objetivo que você possui ao investir nas moedas digitais.

Para te ajudar a decidir se essa forma de uso é interessante ou não, listamos alguns prós e contras quanto ao seu uso no dia a dia. Confira: 

 

Prós

  • Anonimato/Pseudônimo: não há necessidade do usuário se identificar ao realizar transações de compra e venda, evitando barreiras de autoridades e instituições.

  • Consumo de pessoa para pessoa: não há envolvimento de terceiros, você pode transferir suas criptomoedas sem ajuda de serviços bancários específicos.

  • Menos taxas: as transações feitas por criptomoedas possuem taxas mínimas, diminuindo o custo para ambas as partes envolvidas na transação.

  • Pagar de qualquer lugar: você pode pagar ou receber de qualquer lugar do mundo, desde que esteja conectado à Internet, de preferência em uma conexão segura. 

  • Disponível para todos: existem contas digitais que facilitam seu acesso à compra das criptomoedas, como o bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Pax Dollar, a partir de R$ 1. 

 

Contras: 

  • Taxas de transação: embora as taxas de transação entre criptomoedas sejam menores que outras moedas, é necessário pagá-las à rede de fornecimento de criptomoedas. 

  • Volatilidade dos preços: o valor das criptomoedas muda de tempos em tempos. Com isso, é possível que ele aumente ou diminua a qualquer momento e até entre suas transações.  

  • Não regulamentado: não existe uma bolsa de valores regulamentada e com as garantias definidas pelo ordenamento jurídico brasileiro em relação às criptomoedas. 

  • Não reversível: por utilizar a tecnologia de blockchain, as transações feitas entre as criptomoedas não podem ser desfeitas, mesmo em caso de erro de valor ou engano.

  • Risco de Perda: as criptomoedas também estão sujeitas a perda. Por exemplo, se você perder as chaves criptografadas da sua conta digital, não há como recuperá-las. 

 

Compre criptomoedas e comece a usá-las como desejar! 

As criptomoedas são um assunto novo no mundo financeiro. O ideal é que você conheça bem a finalidade das suas criptomoedas e determine por si a melhor forma de gastá-las. 

Para isso,  existem diferentes plataformas que podem te ajudar a comprar (com preços atrativos a partir de R$ 1) e guardá-las de forma segura para que as utilize da melhor maneira.


New call-to-action


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados