Conexão Mercado Pago

Como usar cartão virtual em lojas físicas? E por que fazer isso?

Escrito por Equipe Mercado Pago | Aug 12, 2025 11:00:00 AM

Fazer compras online já virou parte da rotina de muita gente. E, com isso, a segurança dos dados virou prioridade. Afinal de contas, ninguém quer cair em golpe ou ter o cartão clonado, não é mesmo?! É aí que o cartão virtual entra em cena, pois ele ajuda a proteger suas informações e traz muito mais tranquilidade nas compras digitais.

Mas o que muita gente ainda não sabe é que esse mesmo cartão também pode ser usado nas compras presenciais. Isso mesmo: com a ajuda de carteiras digitais e apps de pagamento, o cartão virtual se transforma em uma solução prática, moderna e segura para o seu dia a dia, seja na internet ou no caixa de um supermercado, restaurante, padaria e afins. 

 

Entendendo o cartão virtual  

O cartão virtual é uma versão digital do seu cartão físico e, mesmo tendo um número diferente, está conectado à mesma conta. A principal diferença entre ele e o físico é que o virtual foi pensado, inicialmente, para uso online. Porém, com a popularização das carteiras digitais e do pagamento por aproximação, também é possível usar a ferramenta para compras presenciais. 

Este tipo de cartão é a modalidade mais segura para suas compras online, já que a cada vez que você o utiliza, o código de segurança sofre uma alteração automática, protegendo os seus dados. 

Ah! E vale lembrar que o limite é o mesmo do seu cartão de crédito, viu?! Ou seja, você não ganha um novo limite, mas pode usar o valor disponível da forma que quiser, inclusive presencialmente.

Para emitir o seu cartão virtual, o processo é simples. Veja como fazê-lo no Mercado Pago:

  • Acesse a sua Conta Mercado Pago pelo app;
  • Selecione a opção “Mais” para abrir o menu de soluções; 
  • Busque por “Cartões”, selecione e, em seguida, “Ir para meu cartão”;

 

Caso você ainda não tenha um cartão Mercado Pago é necessário solicitar. Para isso, basta seguir as instruções que aparecem na tela do aplicativo. Vale pontuar que para mais segurança, será preciso verificar a sua identidade. Essa parte consiste em três etapas, sendo: enviar uma foto do seu documento; tirar uma selfie; responder a três perguntas relacionadas a sua nacionalidade, renda mensal e se você é uma pessoa politicamente exposta.

Feito isso, o app gerará seu cartão virtual em poucos segundos — caso não tenha cartão de crédito Mercado Pago, será gerado apenas a versão vinculada ao seu saldo de conta. Ou seja, um cartão de débito. Se desejar um cartão de crédito sem anuidade, é preciso solicitá-lo, onde o Mercado Pago fará uma análise para verificar se você pode ter o cartão e qual o limite mais adequado.

 

Como usar cartão virtual em loja física?

Agora que você já entendeu o que é cartão virtual, vamos à pergunta principal: como usá-lo em lojas físicas? A resposta está na carteira digital do seu celular. É nela que você vai cadastrar seu cartão virtual para realizar pagamentos por aproximação (aquele método em que basta encostar o celular na maquininha ou celular do cobrador para finalizar a sua compra).

Vamos ao passo a passo:

1. Configure a carteira digital do seu celular, adicionando o cartão desejado

No Android, abra o app Google Carteira (Google Wallet); no iPhone, use o Apple Pay. Em poucos toques, você cadastra seu cartão virtual com segurança e já pode usar o celular para pagamentos.

2. Nas compras físicas com cartão digital, certifique-se de que pode pagar por aproximação

Verifique nas configurações se o seu celular está com a função de pagamento por aproximação ativada (é a tecnologia NFC que permite esse tipo de pagamento). Também é necessário averiguar se o estabelecimento aceita essa tecnologia na maquininha ou via celular, com Tap to Phone.

3. Avise o vendedor sobre o método de pagamento e parcelas, se for o caso

Quando for pagar, avise que vai usar o celular, e se é via cartão de débito, crédito à vista ou parcelado, para que o vendedor faça as devidas configurações na maquininha de cartão.

4. Desbloqueie sua carteira digital e aproxime o celular à maquininha

Lembre-se sempre de desbloquear a sua carteira digital para usar o cartão e depois é só encostar o celular na maquininha. Pronto, compra feita com sucesso usando seu cartão virtual!

 

Por que vale a pena usar o cartão virtual até nas lojas físicas?

Se você já sabe como usar o cartão virtual presencialmente, agora vem a pergunta que não quer calar: por que escolher ele no lugar do cartão físico? A resposta está nos benefícios que fazem diferença no seu dia a dia — a começar pela praticidade. Olha só:

  • Segurança e menos riscos de fraude: um dos maiores benefícios do cartão virtual é a segurança, já que ele tem um número diferente do seu cartão físico e fica protegido pelos fatores de segurança do seu celular, como senha e reconhecimento facial. 

  • Mais agilidade no pagamento: pagar por aproximação é muito mais rápido porque não há necessidade de inserir o cartão, digitar a senha ou esperar a leitura. Para quem tem pressa ou está em locais com fila, isso faz a diferença.

  • Controle da fatura no app: com o cartão virtual do Mercado Pago, por exemplo, você tem acesso a várias informações financeiras pelo aplicativo, como os gastos, fatura, limite, entre outros. Isso traz mais controle e facilidade para sua gestão financeira.

  • No Mercado Pago, não tem anuidade: além de ser prático e seguro, o cartão de crédito Mercado Pago não tem anuidade, então você pode usar os recursos sem pagar nada a mais por isso. E tem mais, para quem assina o programa Meli+, toda compra feita com o Cartão Mercado Pago gera cashback em Meli Dólar (sendo até 5% de cashback nas compras feitas no Mercado Livre e 0,6% em outras lojas e sites).

 

Viu como usar cartão virtual em loja física é vantajoso? 

Mais segurança, agilidade e controle financeiro; tudo isso na palma da sua mão. 

E se você ainda não ativou o seu cartão virtual no app do Mercado Pago, essa é a hora de dar o próximo passo. Ative agora mesmo, comece a pagar por aproximação nas lojas e aproveite todos os benefícios: proteção extra, praticidade no dia a dia e até cashback nas suas compras.

 

💡 Leia também:

Cartão virtual Mercado Pago vs. Físico: as principais diferenças 

Como funciona o cartão de crédito e por que você precisa ter um 

Data de fechamento e vencimento da fatura do cartão: qual a diferença? 

Cartão de crédito e Linha de Crédito Mercado Pago: qual a diferença? 

Cartões Mercado Pago: pague no débito, crédito ou no cartão virtual