A internet e suas soluções digitais têm revolucionado diversos mercados, inclusive o financeiro, tornando os processos cada vez mais dinâmicos e menos burocráticos.
O dinheiro físico, por exemplo, vem sendo usado cada dia menos para fazer pagamentos, pois as pessoas estão optando por fazer transações online devido à agilidade e segurança. Aliás, de acordo com dados do PWC, o volume de transações financeiras sem dinheiro em espécie deve mais do que dobrar em um intervalo de 10 anos no Brasil, representando 142,7% entre 2020 e 2030.
O WhatsApp Payments, por exemplo, é uma dessas inovações financeiras que tem transformado a forma como as pessoas fazem movimentações financeiras de forma rápida e segura na internet.
Descubra, a seguir, como funciona essa funcionalidade e se ela realmente é segura.
O WhatsApp Pay é uma ferramenta atrelada ao Facebook Pay que tem por objetivo facilitar a transferência de dinheiro entre as pessoas através do próprio aplicativo de mensagens.
Criado em maio de 2021, a ferramenta permite receber e enviar dinheiro instantaneamente, fazendo transferências de uma conta para a outra desde que cadastre cartões pré-pagos ou de débito dos bancos participantes, como o Mercado Pago, Santander, Nubank, Itaú, entre outros.
Essa ferramenta foi desenvolvida com vários níveis de segurança e privacidade, inclusive as transações são protegidas com senha ou biometria. Além disso, o WhatsApp protege o sistema de pagamentos com auxílio da criptografia entre o telefone da pessoa e os servidores do aplicativo.
Outro fato que colabora com sua segurança é a ferramenta estar atrelada ao Facebook Pay, exigindo o uso de um PIN (senha) de seis dígitos em todas as transações realizadas no aplicativo e o armazenamento avançado de dados com camadas de proteção.
O cadastro para usar o WhatsApp Payments é simples e dinâmico, inclusive pode ser feito por pessoas físicas e jurídicas, mas para fazer pagamentos e recebê-los, é preciso cadastrar um cartão pré-pago, de débito ou cartões múltiplos que possuam a função de débito, no Facebook Pay.
Para te ajudar nesse processo, separamos um passo a passo simples. Confira:
Ao finalizar o processo de configuração, você já pode fazer pagamentos pelo WhatsApp entre seus contatos, sendo possível enviar dinheiro até para as pessoas que ainda não configuraram o Facebook Pay. Com isso, cabe a elas aceitarem o pagamento e fazer o processo de configuração.
Para fazer as transferências, será necessário:
📖Orçamento pessoal inteligente: conta digital e estratégias eficientes
Essa ferramenta é um grande avanço para quem usa o WhatsApp, seja para conversar com seus contatos ou para realizar atendimentos, compras e vendas, permitindo transferir dinheiro de forma concreta, prática e segura, além de garantir diferentes vantagens, como:
👉 Leia também: Como as contas digitais podem transformar a sua vida financeira
As soluções digitais estão tornando os serviços financeiros cada vez mais simples, dinâmicos e menos burocráticos, como acontece com o WhatsApp Payments que, além de todas essas facilidades, ainda oferece a opção de receber e enviar dinheiro sem cobrar taxas.
Aproveite as tecnologias disponíveis no mercado e facilite suas operações financeiras.