Final de ano: 6 dicas para viajar gastando pouco e sem culpa
Huuum .. está sentindo esse cheirinho de férias? O final do ano chegou e para muitas pessoas isso é sinônimo de alguns dias de descanso, mas por se tratar de um período marcado por gastos elevados, muitos se preocupam com o orçamento na hora de cogitar fazer uma viagem.
É natural ter este tipo de preocupação, viu?! Afinal, como se não bastasse todos os gastos do final do ano, o primeiro trimestre do ano seguinte é marcado por diversos gastos — material escolar, fatura do cartão de crédito, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e muito mais.
“Então, eu deveria deixar a ideia de viajar de lado?”. Se a ideia for viajar considerando gastos elevados, a falta de organização financeira e uma baita dor de cabeça no início do ano para lidar com as contas acumuladas, nossa recomendação é: sim, deixe de lado.
Mas, se você conseguir equilibrar suas finanças e tiver em mente que uma viagem relaxante exige um bom planejamento (financeiro, principalmente), então a dica é clara: viaje e aproveite — lembre-se: com um orçamento bem-definido e consciência financeira você pode aproveitar qualquer tipo de viagem sem comprometer sua saúde financeira.
A importância do planejamento para sua viagem de final de ano
“Ah, mas já estamos em dezembro, como que eu planejo uma viagem com antecedência?”. Essa colocação deve estar na ponta da língua de várias pessoas, mas ainda que falte uma ou duas semanas para os recessos iniciarem, ainda dá tempo de planejar com segurança.
É claro que o ideal é fazer isso com dois a três meses de antecedência, mas se não aconteceu, sem problemas, é hora de parar, pensar e colocar no papel todas as suas obrigações financeiras e o que tanto deseja fazer neste período de recesso — qual destino deseja ir, onde pretende ficar hospedado, quantos dias ficará no local, se deseja fazer algum passeio e assim em diante.
E por que isso é tão importante? Imagine que o ano acabou de começar e a lista de material escolar da criança chegou junto com o boleto das apostilas, uniforme e mensalidade, os impostos relacionados ao seu imóvel ou automóvel também deram o ar da graça, o convênio médico e odontológico sofreram reajustes e a fatura do cartão de crédito chegou.
É basicamente um tornado passando pelo seu bolso e quando não há planejamento financeiro, o impacto não é apenas negativo, mas prejudicial para a sua saúde financeira e mental.
Então, o que você prefere: viajar com tranquilidade financeira e ainda arcar com todos os gastos do início de ano sem apertos e dores de cabeça, ou sofrer as consequências de um ato impulsivo, que provavelmente abalará sua saúde financeira durante meses?
O planejamento precisa existir, principalmente se tratando do final de ano, que é uma época conhecida pela alta procura por viagens, hospedagens e passeios. E mesmo com pouco tempo, é possível organizar uma viagem dentro das suas condições financeiras.
Os principais cuidados para economizar na sua viagem de final de ano
A sensação de estar atrasado é natural neste momento, mas não deixe isso te abalar, pois ainda é possível planejar uma viagem que caiba no seu orçamento. O segredo para isso é se manter realista e consultar frequentemente o seu orçamento — a ideia é entender com eficiência quais são os seus gastos fixos, o quanto você ganha e qual a possibilidade de gasto atualmente, mas tendo previsibilidade de que no próximo mês terá gastos ainda maiores.
Isto é, nada de tomar decisões impulsivas, viu?! O ideal é ter total consciência da sua situação financeira. Portanto, antes de começar a arrumar as malas, considere algumas dicas:
- Pesquise e compare preços: não existe viagem equilibrada sem uma pesquisa eficiente sobre os valores aplicados em passagens, hospedagens e passeios. Faça isso em diferentes plataformas, comparando sempre para encontrar a melhor opção.
- Evite destinos muito procurados: no final do ano sempre há destinos considerados os mais badalados. Se sua ideia ainda é fazer uma viagem barata para viajar e economizar, a dica é ir contra o fluxo. Procure destinos que atendam às suas necessidades, mas que tenham custos acessíveis.
- Planeje gastos diários: o controle financeiro é essencial neste tipo de situação, quanto mais previsibilidade você tiver, menor serão os gastos por impulso. Então, tente limitar sempre os seus gastos diários considerando tudo o que precisa ser feito. Inclua as suas refeições, transporte, compras, passeios e outras necessidades.
- Considere hospedagens alternativas: os hotéis tradicionais são uma boa pedida, é claro, mas por se tratar de uma viagem “em cima da hora”, os custos podem ser elevados. Fuja desse fluxo, procure hostel, pousadas e aluguéis por temporada.
- Aproveite descontos e cashback: fique atento aos descontos e ofertas de cashbacks, pois podem ser uma boa alternativa para economizar durante a sua viagem — geralmente, sites de viagens divulgam esse tipo de ação o tempo todo.
- Avalie alternativas de transporte: o destino é muito longe? Ao invés de considerar logo de cara ir de avião, avalie a possibilidade de ir de ônibus ou carro. A ideia é colocar os possíveis gastos de cada opção no momento e no final avaliar qual tem menos custo.
- Negocie valores e condições de pagamento: não tenha receio de negociar com fornecedores locais. Ao fazer reservas diretamente com pousadas ou agências de turismo, muitas vezes é possível conseguir descontos ou condições mais flexíveis.
6 dicas para viajar gastando pouco neste final de ano
Após toda a análise em seu orçamento, você identificou que dá para viajar e começou a fazer as reservas? Então, agora é tempo de organizar as malas e começar a entrar no clima de recesso, mas isso não significa que você vai para a viagem sem ter cautela em seus gastos, não é?!
O ideal é sempre priorizar a economia. Afinal de contas, quanto mais dinheiro no bolso, melhor. E pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais que podem te ajudar a viajar de forma tranquila, segura e, principalmente, gastando pouco. Confira:
1. Planeje sua viagem com antecedência
A primeira dica é mais conhecida: planejar com antecedência, pois isso te permite economizar nos valores de hospedagem, passagem e até em passeios, tendo em vista que a busca acaba sendo menor, ajudando até mesmo na hora de fortalecer aquela reserva financeira para a viagem. Este não é o caso no momento, mas fica a dica para as suas próximas viagens.
2. Use milhas ou pontos acumulados
Se você participa de algum programa de fidelidade que te permite acumular milhas, verifique se existe saldo suficiente para convertê-los em passagens áreas, alguns passeios, hospedagens e até mesmo no aluguel de automóveis, reduzindo ao máximo os custos da sua viagem.
3. Controle seus gastos com a Conta Mercado Pago
Unir o útil ao agradável é sempre a melhor pedida, não é mesmo?! Então, já que estamos falando sobre controle financeiro e economia, a Conta Mercado Pago pode ser a sua melhor amiga. Afinal de contas, estamos falando do banco parceiro da sua vida financeira, que te possibilita controlar todas as entradas e saídas da sua conta.
E não para por aí, viu?! O Mercado Pago te oferece a conta digital que mais rende¹, então, o seu dinheiro nunca fica parado. Aliás, por lá, o seu saldo pode render até 105% do CDI todos os dias² de forma segura e eficiente. Assim, você pode alinhar o controle do seu dinheiro com um rendimento automático para planejar suas viagens e demais obrigações financeiras.
4. Pesquise promoções locais
A internet está aí para facilitar a sua vida e te apresentar as melhores condições para viajar com segurança e economia. Neste caso, faça buscas frequentes para identificar promoções em hospedagem, transporte, passeio e até mesmo em alimentação. Uma dica extra é procurar por sites especializados nisso, pois sempre anunciam promoções em destinos baratos e aleatórios.
5. Priorize experiências gratuitas
Chegou ao seu destino e gostaria de explorar a cidade? Fique atento à sua programação de final de ano. Afinal de contas, muitos municípios oferecem shows e demais atrações gratuitas para entreter tanto os moradores como também os turistas, ajudando na sua economia.
6. Aproveite o Reservas do Mercado Pago
Essa funcionalidade permite guardar dinheiro automaticamente para objetivos específicos, como viagens e demais gastos que tenha. Com o Reservas do Mercado Pago, você ainda mantém o rendimento de 100% do CDI, garantindo que o valor reservado esteja sempre crescendo enquanto você organiza a viagem — e tem mais: você pode tirar esse dinheiro quando quiser.
Viaje no final de ano e aproveite cada momento sem preocupações
Aproveitar o recesso de final de ano com uma viagem e ainda fazer isso sem comprometer as suas finanças, é sem dúvidas, a melhor opção. E isso é totalmente possível com planejamento e auxílio de ferramentas eficientes — e quando falamos em ferramentas eficientes, o Mercado Pago não poderia ficar de fora. Afinal, ele é o banco digital parceiro da sua vida financeira.
Com a Conta Mercado Pago, você pode planejar toda a sua viagem, seja usando o saldo da sua conta com rendimento automático e seguro, ou aplicando valores frequentes na solução Reservas, que também deixa o dinheiro render enquanto você planeja sua viagem ou curte ela.
E lembre-se: viajar bem não é sobre gastar muito, mas sobre planejar com inteligência. Use as ferramentas disponíveis, organize-se com antecedência, e transforme cada viagem em uma experiência inesquecível — tanto para o seu bolso quanto para suas memórias.
¹ Conta que mais rende do Brasil: melhor rendimento considerando conta destinada para pessoas físicas, aporte financeiro mínimo de R$ 1.000, saldo em conta de até R$ 50.000, sem a necessidade de manter saldo mínimo em conta e área de abrangência: território nacional. Consulte as condições do rendimento de 105% do CDI em https://www.mercadopago.com.br/ajuda/32110.
² Considerando dias úteis.
💡Leia também:
Por que a conta remunerada rende mais? Entenda tudo sobre essa solução
Tudo sobre a Conta Mercado Pago
Conta digital do Mercado Pago: saiba como pagar suas contas!
Ultrapasse Mercado Pago: descubra como agilizar suas viagens
Como adicionar dinheiro na Conta Mercado Pago
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Tipos de orçamento: como escolher o melhor para organizar as finanças
| Dezembro 17, 2024
Se alguém te perguntasse exatamente quanto você recebe por mês e todos os detalhes dos seus gastos fixos e variáveis, você saberia responder de..
Décimo terceiro: por que a 2ª parcela é menor e como aproveitá-la?
| Dezembro 12, 2024
Em meio a tanta correria causada pelo final do ano, o trabalhador que se enquadra na modalidade de contratação “CLT”, no caso “Consolidação das Leis..
Metas financeiras para 2025: como guardar dinheiro de forma eficiente
| Dezembro 10, 2024
“Adeus, ano velho. Feliz Ano Novo. Que tudo se realize. No ano que vai nascer”. E aí, você já está ouvindo essa música ecoar na sua mente? Se sim, o..