Vale a pena investir dinheiro?
Cada vez mais, os brasileiros têm tomado a decisão de investir dinheiro. As novas ferramentas e tecnologias facilitam essa escolha. Além disso, a pandemia trouxe a preocupação com momentos de incerteza e a necessidade de mudar hábitos financeiros.
Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com a Xpeed, 47% dos entrevistados afirmaram que começaram a fazer mais planos sobre o futuro, 48% passaram a economizar mais e 41% passaram a pesquisar mais sobre assuntos financeiros. Esses comportamentos refletiram na bolsa de valores, por exemplo, que recebeu mais de dois milhões de novos investidores em menos de um ano.
Você sabe por que vale a pena se tornar um investidor? A verdade é que motivos para isso não faltam. A seguir, reunimos as principais razões para te ajudar a entender por que vale a pena investir dinheiro e como começar.
Por que começar a investir dinheiro é importante?
De forma geral, investir é se preparar para o futuro e ter uma relação mais confortável com as finanças. Veja como os investimentos podem ser vantajosos para a sua vida:
Segurança financeira
Ninguém está livre de despesas não planejadas, mas quem tem reservas e investimentos pode lidar melhor com os imprevistos financeiros, além de fugir das indesejáveis dívidas ou da necessidade de um empréstimo feito às pressas.
Aumento contínuo do seus ganhos
Muita gente desconhece o poder dos juros compostos. Para falar em números concretos, se você poupar R$ 200 todo mês, em um período de 40 anos, e investir esse dinheiro a uma taxa de 10% ao ano terá ao final deste prazo, um total de R$ 1.129 milhões. Já imaginou?
Isso, sem nenhum aporte inicial. Com esse exemplo, dá pra ter uma ideia de que mesmo pequenos investimentos podem ter um impacto significativo no seu futuro.
Hábito financeiro saudável
Criar o hábito de investir pode ser desafiador no começo, mas com o passar do tempo, se tornará algo natural, além de permitir entender cada vez mais sobre finanças. O importante é ter em mente que, quanto antes começar, menos será o esforço e melhores serão os resultados.
Realização de sonhos e objetivos
Não é preciso ser nenhum especialista para saber que ter um bom dinheiro permite diversas realizações, como comprar um carro, fazer viagens e ter uma aposentadoria tranquila. As possibilidades são inúmeras e para todas elas é preciso se programar com antecedência.
Ou seja, se você quer alcançar objetivos, investir é uma estratégia que vai ajudar a torná-los realidade.
Mais possibilidades
Assim como você pode ter diversos objetivos em mente na hora de fazer uma aplicação financeira, as possibilidades de investimentos também são variadas, independente do seu perfil ou quantidade de dinheiro para começar.
Afinal, hoje em dia, o que não faltam são opções, seja para os iniciantes ou mais experientes no assunto, entre os mais conhecidos: a própria poupança ou outras opções de renda fixa e variável.
Como começar a investir?
Existem alguns passos que podem te auxiliar a começar com o pé direito. Confira:
1. Organize suas finanças
Antes de começar, é preciso analisar com cuidado a sua situação financeira. Isso te ajudará a descobrir quais são os tipos de investimento mais adequados aos seus objetivos, além de estabelecer um valor acessível.
Quem tem muitas dívidas, por exemplo, deve quitá-las antes de começar a investir. Se você já consegue manter as contas em dia com alguma folga, está pronto para dar o próximo passo em direção às aplicações.
2. Entenda seu perfil de investidor
A etapa seguinte é entender qual é o seu perfil de investidor. São eles: conservador, moderado e agressivo. Saber isso te ajuda a identificar quais opções de investimento combinam com você e estão alinhadas com seus objetivos financeiros.
3. Conheça os tipos de investimentos existentes
Depois de conhecer seu perfil de investidor, fica mais fácil entender qual produto financeiro é mais apropriado para você. São diversas opções, como títulos públicos e privados, ações, fundos e setor imobiliário.
Uma dica importante é não apostar tudo em um único produto ou modalidade. Independente do seu perfil, diversificar é sempre uma escolha mais segura, assim você consegue aprender mais sem se preocupar com riscos inesperados.
4. Escolha um aplicativo ou parceiro de investimentos
Atualmente, o que não falta são aplicativos e plataformas sobre investimentos e assuntos sobre finanças. Sabendo disso, na hora de fazer sua escolha, vale a pena pesquisar por aqueles que fornecem as ferramentas mais adequadas aos seus objetivos.
Algo a ser levado em consideração é se o aplicativo ou parceiro permite que você invista sem muita burocracia e a facilidade que existe para acompanhar suas aplicações de maneira simples.
Faça seu dinheiro render e multiplicar com investimentos
Investir hoje no seu futuro pode fazer toda a diferença. Dessa forma, você consegue realizar seus sonhos e projetos de vida. O bom é que você pode começar quando achar melhor sem precisar ter muito dinheiro, basta se organizar para continuar aprendendo e explorando as inúmeras possibilidades.
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Fim do saque-aniversário: entenda o que muda e como se organizar
| Novembro 14, 2024
Imagina só você ter um dinheiro guardado e que por um longo período não poderia ser acessado de forma simples, apenas cumprindo alguns requisitos..
Como organizar finanças para começar o ano livre das dívidas?
| Novembro 13, 2024
O fim do ano se aproxima e é inevitável não sentir aquela vontade de colocar no papel as próximas metas a serem realizadas no curto e longo prazo...
Planeje seu Natal com uma reserva de emergência eficiente
| Novembro 12, 2024
O fim do ano se aproxima e isso significa que aquela sensação de viver momentos especiais ao lado de quem você gosta está literalmente mais aflorada...