Conexão Mercado Pago

Como saber quais promoções do Dia do Cliente valem realmente a pena?

Escrito por Equipe Mercado Pago | Aug 19, 2025 11:00:00 AM

Se você é do time que adora uma promoção, já deve conhecer o Dia do Cliente, uma das principais datas para o comércio. Celebrada em 15 de setembro, o dia movimenta o varejo com muitas ofertas e condições especiais. Mas cuidado: nem tudo que parece barato realmente é.

Nessa época, é comum cair na armadilha do “desconto fake”. Por isso, vale redobrar a atenção aos detalhes por trás de cada oferta. Até porque, saber identificar descontos reais, escapar de ciladas comuns do mercado e ainda aproveitar o Dia do Cliente sem comprometer o bolso pode ser o segredo para fazer boas compras com consciência — e suas finanças agradecem.

 

Como funciona (de verdade) o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente foi criado para valorizar quem movimenta os negócios todos os dias: você, o consumidor, o cliente, a pessoa que faz o capital de um negócio girar. Ou seja, essa data permite que as marcas se mobilizem para oferecer vantagens exclusivas (cupons, cashback, descontos e condições especiais de pagamento) como forma de agradecer pela parceria.

Mas nem tudo são flores. Assim como na Black Friday ou no Dia do Consumidor, tem loja que aproveita a data para inflar preços antes e fingir que está dando desconto. Resultado? Aquela “oferta imperdível” pode acabar sendo só fachada.

Por isso, a regra é clara: além de aproveitar as promoções, fique de olho nos detalhes. Saber identificar ofertas reais e evitar as armadilhas do marketing e dos gatilhos mentais pode transformar o Dia do Cliente em um verdadeiro aliado das suas finanças.

 

Como identificar se as promoções do Dia do Cliente são realmente vantajosas?

Nem toda oferta é o que parece e, no Dia do Cliente, isso não é diferente. Mas com um pouco de atenção e algumas estratégias simples, você consegue diferenciar os descontos reais das armadilhas que só querem parecer imperdíveis. 

Confira as principais dicas para garantir que você está fazendo um bom negócio (de verdade):

1. Se tem um item de desejo há tempos, acompanhe seu preço meses antes

Se você está de olho em um item específico, faça um planejamento financeiro acompanhando o preço com semanas (ou meses) de antecedência. Assim, quando a promoção aparecer, dá para saber se o desconto é verdadeiro ou não.

2. Compare os preços de um mesmo produto em diferentes lojas

Pesquise em outras lojas, tanto físicas quanto online. Às vezes, a diferença de valor é enorme, e o que parece uma super promoção em um lugar, pode estar mais barato no concorrente, principalmente se a marca ou loja te oferecer cupons de desconto, frete grátis, entre outros.

3. Verifique se não há restrição no produto ou serviço para a promoção valer

Algumas promoções só valem para produtos com defeitos, versões desatualizadas ou para compras a partir de uma quantidade elevada de itens. Fique atento a essas restrições para não sair no “prejuízo”. Um bom desconto não deve vir com pegadinhas escondidas.

4. Fique de olho se não existem taxas escondidas

Um desconto só vale a pena se o valor final continuar vantajoso. Portanto, fique atento a custos extras, como frete alto ou juros no parcelamento, que podem transformar a “oferta” tentadora em um prejuízo. Sempre verifique o preço total antes de concluir a compra.

5. Verifique as condições de pagamento

Algumas promoções são destinadas a uma forma de pagamento específica (normalmente se aplica muito mais aos pagamentos à vista), como tem acontecido frequentemente com o Pix. Portanto, analise com calma e veja se essa condição é realmente interessante para o seu bolso.

 

Dicas para aproveitar o Dia do Cliente sem pesar no bolso

Promoções são ótimas quando são reais, mas, mesmo nos melhores cenários, é importante manter o controle e evitar compras por impulso e sem planejamento, para não prejudicar o seu orçamento pelo resto do ano. Veja a seguir algumas dicas simples de como se organizar financeiramente para você aproveitar o Dia do Cliente com prudência:

  • Tenha em mente qual/quais produto(s) você quer: antes de sair navegando pelas ofertas, faça uma listinha com os produtos que está precisando ou desejando há algum tempo. Isso ajuda a manter o foco e evita compras por impulso com itens que nem queria de verdade.

  • Defina um valor máximo para seus gastos: definir um limite de gasto é essencial para manter o controle das suas finanças e não comprometer o orçamento do mês. Promoção boa é aquela que cabe no bolso — sem virar dor de cabeça depois.

  • Tenha paciência para pesquisar durante a data: mesmo que a promoção dure só um dia, vale reservar um tempinho para pesquisar preços, comparar em diferentes lojas, olhar avaliações e garantir que a oferta é de verdade. Paciência aqui vale ouro!

  • Parcele apenas se for vantajoso: evite dividir em muitas vezes, principalmente se houver juros. Se for parcelar, prefira compras sem juros e que não impactem outras contas do mês. E se a fatura do cartão estiver leve, melhor ainda para aproveitar com consciência.

 

Aproveite o Dia do Cliente com responsabilidade!

Comprar bem não é sair enchendo o carrinho. É saber aproveitar as oportunidades com estratégia (e inteligência). Ao identificar descontos reais, pesquisar com calma e manter o controle do seu orçamento, você transforma a data em um momento de vantagem de verdade, sem sustos depois.

Então, o que acha de levar esse cuidado para todos os dias do ano? Com informação e planejamento, seu dinheiro rende mais e suas escolhas ficam ainda mais conscientes.

 

💡Leia também:

Como organizar as finanças para datas comemorativas sem sufoco 

Liquidação de inverno sem dívidas: como se organizar financeiramente 

5 formas práticas de como Economizar no Supermercado 

Tipos de orçamento: como escolher o melhor para organizar as finanças 

5 hábitos que prejudicam sua vida financeira sem perceber