Dicas para abrir sua primeira conta bancária com sucesso
Movimentar o dinheiro, seja para receber o salário, transferir para outra conta ou, até mesmo, guardá-lo está ficando cada dia mais fácil. Afinal, o que não faltam são modalidades de contas bancárias e seus serviços financeiros. Mas, com tantas opções, é natural que muitas dúvidas surjam para quem deseja abrir a primeira conta.
Para responder todas as suas perguntas e te ajudar a economizar tempo de pesquisa, separamos tudo o que você precisa saber para fazer a escolha certa de acordo com as suas necessidades e expectativas.
Como escolher a primeira conta bancária?
Antes de escolher a conta bancária, é importante conhecer as opções existentes e entender o que se pode esperar de cada uma delas. Na maioria, os principais serviços financeiros oferecidos são: emissão de cartão, extrato impresso, folhas de cheque, saque, Pix e transferências via TED e DOC.
O que muda entre elas são as tarifas cobradas no pacote de serviços, a forma como é realizada a abertura, fechamento e a oferta de benefícios exclusivos para facilitar sua vida. Veja as opções para deixar seu dinheiro:
Conta corrente: elas costumam cobrar tarifas de manutenção e ter custos nos serviços financeiros. Para fazer a abertura e fechamento é necessário ir até uma agência bancária. Já o controle do dinheiro pode ser online, dependendo do banco.
Conta de pagamentos: elas são oferecidas por empresas que prestam serviços financeiros (também conhecidas como fintechs, falaremos mais abaixo), não cobram tarifas na maioria dos serviços e, ainda, podem ter vários benefícios diferenciados. A abertura, fechamento e controle do dinheiro acontecem de forma online, seja por um site ou aplicativo.
Conta digital: as contas corrente e de pagamento podem ser digitais. Mas a diferença da conta digital é que ela é oferecida por bancos digitais, sendo aberta, fechada e controlada sem ter que ir até uma agência bancária. Além disso, a conta digital tem a maioria dos serviços sem custo, dependendo da instituição financeira.
Poupança: é uma conta voltada para guardar dinheiro e ver as economias renderem. Por isso, ela não é usada para fazer transferências, pagamentos ou controle de dinheiro. Logo, não oferece serviços financeiros para o seu dia a dia.
📖Orçamento pessoal inteligente: conta digital e estratégias eficientes
Como escolher o banco ou instituição financeira da sua conta?
Sabendo qual tipo de conta é mais apropriado, o próximo passo é saber qual banco ou instituição financeira se encaixa nas suas expectativas e tem condições de oferecer a conta que pretende usar.
Banco tradicionais
Os bancos tradicionais contam com uma estrutura física burocrática para abertura, fechamento de conta e atendimento. Hoje em dia, apesar deles oferecerem acesso pela internet, ainda é necessário ir até uma agência ou caixa eletrônico para resolver alguma pendência. Vale lembrar também que a maioria cobra tarifas dos serviços.
Bancos digitais
Os bancos digitais nasceram online e concentram toda sua operação no ambiente virtual. Em geral, eles não contam com estrutura física. Por conta disso, os pacotes de serviços podem ser mais baratos ou gratuitos. Tudo sem a burocracia dos bancos tradicionais.
Fintechs
A palavra fintech é uma abreviação de financial technology (tecnologia financeira, em português). Ela é usada para se referir a empresas que desenvolvem produtos financeiros 100% digitais.
Nesse caso, o diferencial é o uso da tecnologia para facilitar o uso das soluções e trazer melhorias contínuas, tudo com custos mais baixos ou inexistentes. Ou seja, os bancos digitais são fintechs, mas uma fintech não é necessariamente um banco digital.
Resumindo: as fintechs são mais completas, porque contam com soluções financeiras inovadoras, mais baratas, fáceis de usar e sem burocracia. Opte por uma que ofereça conta sem taxa de manutenção, transferências gratuitas e cartão sem anuidade. Já em relação aos bancos tradicionais, é importante que tenha uma agência próxima de você.
Quais cuidados tomar na hora de escolher a sua primeira conta?
Para não ser pego de surpresa com nenhuma cobrança ou se arrepender da escolha, você precisa ter alguns pontos de atenção. Separamos algumas estratégias que vão te ajudar:
1. Faça uma pesquisa aprofundada
Depois que você entendeu a modalidade de conta que prefere e a instituição financeira mais adequada, procure fazer uma pesquisa na internet para avaliar as opções disponíveis, considerando reputação da marca, opinião dos clientes e representatividade no mercado.
2. Entenda as tarifas cobradas dos serviços
Como mencionado antes, mesmo que bancos digitais e fintechs livrem os clientes de boa parte das tarifas dos bancos tradicionais, isso não significa que todos os serviços oferecidos são totalmente gratuitos em todas as instituições. Para ter mais economia e benefícios, procure pela tabela de tarifas e compare as opções.
3. Leia os contratos
Finalmente, depois da escolha, antes de assinar o contrato, preste atenção nas cláusulas, principalmente relacionadas às cobranças. Dessa forma, você tem certeza do que vai pagar ou não.
Por que escolher a Conta Mercado Pago?
A Conta Mercado Pago nasceu com o compromisso de democratizar os serviços financeiros. Por isso, fazemos questão de ter uma comunicação clara e direta, sem enrolação. Simplificamos a vida de mais de 20 milhões de pessoas com serviços transparentes, zero burocracia e muitas vantagens, entre as soluções:
Cartão de crédito sem anuidade;
Pix e transferências gratuitas e ilimitadas;
Linha de Crédito Mercado Pago¹ para parcelar pagamentos;
Rendimento superior ao da poupança - 100% do CDI;
Código QR para comprar em lojas parceiras;
Portabilidade de salário;
Programa de recompensas do Meli+;
Empréstimo pessoal;
Pagamentos de boletos e contas direto no app;
Recargas de celular e transporte;
Diversos seguros disponíveis: para celular, cartão, Pix e outras ocorrências externas.
👉 Saiba mais aqui: Tudo sobre a Conta Mercado Pago
Conte com uma conta para economizar dinheiro e tempo
Nada de filas e mais dinheiro no fim do mês é possível! Com a modalidade de conta mais vantajosa, você tem mais facilidades para administrar suas finanças e aproveita diversos benefícios na palma da sua mão, que vão facilitar suas compras e pagamentos e, até mesmo, garantir descontos no seu dia a dia.
¹ O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira.
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Proteja os seus dados e evite fraudes: conheça a Redesim
| Outubro 31, 2024
Se existe uma palavra que se tornou comum no dia a dia das pessoas após a digitalização de processos, dados e serviços, essa palavra é "segurança"...
Compra no cartão de crédito na Black Friday: vale mesmo a pena?
| Outubro 29, 2024
Quando falam em promoção, desconto e liquidação é quase inevitável não pensar em Black Friday, não é?! A verdade é que essa data se tornou referência..
Como tirar o nome do Registrato e voltar a ter acesso a crédito
| Outubro 24, 2024
Já aconteceu com você de ter quitado uma dívida, mas ainda assim ter dificuldades para conseguir crédito? Se sim, você não está sozinho! Essa..