Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Dicas para abrir sua primeira conta bancária com sucesso

Conheça as modalidades de conta disponíveis e saiba como fazer a melhor escolha
Um casal olhando para a tela de um notebook

Movimentar o dinheiro, seja para receber o salário, transferir para outra conta ou, até mesmo, guardá-lo está ficando cada dia mais fácil. Afinal, o que não faltam são modalidades de contas bancárias e seus serviços financeiros. Mas, com tantas opções, é natural que muitas dúvidas surjam para quem deseja abrir a primeira conta.

Para responder todas as suas perguntas e te ajudar a economizar tempo de pesquisa, separamos tudo o que você precisa saber para fazer a escolha certa de acordo com as suas necessidades e expectativas.


Como escolher a primeira conta bancária? 


Antes de escolher a conta bancária, é importante conhecer as opções existentes e entender o que se pode esperar de cada uma delas. Na maioria, os principais serviços financeiros oferecidos são: emissão de cartão, extrato impresso, folhas de cheque, saque, Pix e transferências via TED e DOC. 

O que muda entre elas são as tarifas cobradas no pacote de serviços, a forma como é realizada a abertura, fechamento e a oferta de benefícios exclusivos para facilitar sua vida. Veja as opções para deixar seu dinheiro: 

 

seta2 Conta corrente: elas costumam cobrar tarifas de manutenção e ter custos nos serviços financeiros. Para fazer a abertura e fechamento é necessário ir até uma agência bancária. Já o controle do dinheiro pode ser online, dependendo do banco.  

 

seta2 Conta de pagamentos: elas são oferecidas por empresas que prestam serviços financeiros (também conhecidas como fintechs, falaremos mais abaixo), não cobram tarifas na maioria dos serviços e, ainda, podem ter vários benefícios diferenciados. A abertura, fechamento e controle do dinheiro acontecem de forma online, seja por um site ou aplicativo.

 

seta2 Conta digital: as contas corrente e de pagamento podem ser digitais. Mas a diferença da conta digital é que ela é oferecida por bancos digitais, sendo aberta, fechada e controlada sem ter que ir até uma agência bancária. Além disso, a conta digital tem a maioria dos serviços sem custo, dependendo da instituição financeira. 

 

seta2 Poupança: é uma conta voltada para guardar dinheiro e ver as economias renderem. Por isso, ela não é usada para fazer transferências, pagamentos ou controle de dinheiro. Logo, não oferece serviços financeiros para o seu dia a dia. 



Como escolher o banco ou instituição financeira da sua conta?


Sabendo qual tipo de conta é mais apropriado, o próximo passo é saber qual banco ou instituição financeira se encaixa nas suas expectativas e tem condições de oferecer a conta que pretende usar.  

seta2 Banco tradicionais

 

Os bancos tradicionais contam com uma estrutura física burocrática para abertura, fechamento de conta e atendimento. Hoje em dia, apesar deles oferecerem acesso pela internet, ainda é necessário ir até uma agência ou caixa eletrônico para resolver alguma pendência. Vale lembrar também que a maioria cobra tarifas dos serviços. 

seta2 Bancos digitais

 

Os bancos digitais nasceram online e concentram toda sua operação no ambiente virtual. Em geral, eles não contam com estrutura física. Por conta disso, os pacotes de serviços podem ser mais baratos ou gratuitos. Tudo sem a burocracia dos bancos tradicionais. 

seta2 Fintechs

 

A palavra fintech é uma abreviação de financial technology (tecnologia financeira, em português). Ela é usada para se referir a empresas que desenvolvem produtos financeiros 100% digitais. 

Nesse caso, o diferencial é o uso da tecnologia para facilitar o uso das soluções e trazer melhorias contínuas, tudo com custos mais baixos ou inexistentes. Ou seja, os bancos digitais são fintechs, mas uma fintech não é necessariamente um banco digital. 

Resumindo: as fintechs são mais completas, porque contam com soluções financeiras inovadoras, mais baratas, fáceis de usar e sem burocracia. Opte  por uma que ofereça conta sem taxa de manutenção, transferências gratuitas e cartão sem anuidade. Já em relação aos bancos tradicionais, é importante que tenha uma agência próxima de você.


Quais cuidados tomar na hora de escolher a sua primeira conta?


Para não ser pego de surpresa com nenhuma cobrança ou se arrepender da escolha, você precisa ter alguns pontos de atenção. Separamos algumas estratégias que vão te ajudar:  

1. Faça uma pesquisa aprofundada

 

Depois que você entendeu a modalidade de conta que prefere e a instituição financeira mais adequada, procure fazer uma pesquisa na internet para avaliar as opções disponíveis, considerando reputação da marca, opinião dos clientes e representatividade no mercado. 

2. Entenda as tarifas cobradas dos serviços

 

Como mencionado antes, mesmo que bancos digitais e fintechs livrem os clientes de boa parte das tarifas dos bancos tradicionais, isso não significa que todos os serviços oferecidos são totalmente gratuitos em todas as instituições. Para ter mais economia e benefícios, procure pela tabela de tarifas e compare as opções. 
   

3. Leia os contratos

 

Finalmente, depois da escolha, antes de assinar o contrato, preste atenção nas cláusulas, principalmente relacionadas às cobranças. Dessa forma, você tem certeza do que vai pagar ou não. 


Por que escolher a Conta Mercado Pago?


A Conta Mercado Pago nasceu com o compromisso de democratizar os serviços financeiros. Por isso, fazemos questão de ter uma comunicação clara e direta, sem enrolação. Simplificamos a vida de mais de 20 milhões de pessoas com serviços transparentes, zero burocracia e muitas vantagens, entre as soluções: 

seta2 Conta grátis sem tarifa de manutenção;
seta2 Cartão de crédito sem anuidade;
seta2 Pix e transferências gratuitas e ilimitadas;
seta2 Mercado Crédito para parcelar pagamentos;
seta2 Rendimento superior ao da poupança - 100% do CDI;
seta2 Código QR para comprar em lojas parceiras;
seta2 Portabilidade de salário;
seta2 Programa de recompensas do Mercado Pontos;
seta2 Empréstimo pessoal;
seta2 Pagamentos de boletos e contas direto no app;
seta2 Recargas de celular e transporte;
seta2 Diversos seguros disponíveis: para celular, cartão, Pix e outras ocorrências externas. 

 

Quer entender como funciona cada um desses benefícios? 

👉  Saiba mais aqui: Tudo sobre a Conta Mercado Pago


Conte com uma conta para economizar dinheiro e tempo


Nada de filas e mais dinheiro no fim do mês é possível! Com a modalidade de conta mais vantajosa, você tem mais facilidades para administrar suas finanças e aproveita diversos benefícios na palma da sua mão, que vão facilitar suas compras e pagamentos e, até mesmo, garantir descontos no seu dia a dia.

 

Serviços financeiros - Descubra como na conta Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados