Conexão Mercado Pago

Pix 2022: o que vem por aí?

Escrito por Equipe Mercado Pago | Mar 4, 2022 12:00:00 PM

O Pix em 2022 promete passar por algumas mudanças que devem potencializar suas facilidades de pagamentos e recebimentos, beneficiando a todos com sua segurança, agilidade e economia. 

Desde o lançamento pelo Banco Central (BC), os pagamentos instantâneos não param de atrair usuários, sejam pessoas físicas ou empresas. Só para ter uma ideia, as estatísticas do Pix apontam que entre novembro de 2020 e dezembro de 2021 ocorreram mais de nove bilhões de transações. 

Mesmo com todas as vantagens amplamente divulgadas e exploradas, será que tem alguma novidade para despertar atenção? Tem sim! A seguir, reunimos tudo que você precisa saber para aproveitar ainda mais o Pix. 

 

 

Quais são as novidades do Pix 2022? 

Para 2022, o Banco Central revela que as mudanças do Pix além de facilitar ainda mais as transações financeiras, vão estimular mais pessoas a usarem esse meio de pagamento instantâneo, principalmente as empresas e empreendedores. 

Nos próximos meses, pelo menos, duas atualizações devem acontecer, são elas: o Pix Cobrança e o débito automático. Já as outras seguem no planejamento, provavelmente, serão implantadas de forma gradativa ao longo do ano. 

Veja as novidades do Pix 2022 que você não pode deixar de conhecer:

1. Pix Cobrança

O Pix Cobrança tem basicamente as mesmas funções do tradicional, exceto pelo fato de que ele é considerado um título de cobrança, isto é, uma ordem de pagamento originado de uma pessoa. 

Em outras palavras, ele funcionará como um boleto, mas o tempo de compensação é instantâneo e as transações são feitas em até 10 segundos, durante 24 horas por dia e 7 dias da semana. 

Vale ressaltar que algumas das suas funções já estão disponíveis, como é o caso dos pagamentos imediatos, além da geração dos códigos QR para receber pagamentos, incluindo informações importantes, entre elas o valor, data de vencimento, descontos, juros e multas.

Além disso, o Banco Central também estuda incluir outras funcionalidades, como a padronização de arquivos de remessa e o retorno para que o usuário consiga gerar suas cobranças relacionadas em lote. Tudo isso para garantir mais segurança e organização. 

📖 Baixe nosso e-book gratuito e desvende os segredos do Pix

 

2. Débito automático 

O débito automático no Pix 2022 é uma das atualizações que está gerando ansiedade, pois ela promete facilitar ainda mais os pagamentos. A princípio, essa funcionalidade poderá ser usada para pagamentos recorrentes de contas básicas, como luz, água, internet e telefone. 

Essa função deve funcionar de forma semelhante a programação de débito automático nas contas de bancos. Ou seja, você poderá cadastrar e programar o pagamento de algumas contas. 

Ou seja, com essa solução, todos os seus pagamentos serão feitos imediatamente na data do vencimento. Quanto aos outros tipos de conta, o Banco Central ainda avalia a possibilidade de incluí-las nessa funcionalidade, como é o caso do pagamento de parcelas de produtos aleatórios. 

3. Pix Garantido

Para os brasileiros, essa atualização é uma das mais aguardadas, pois o Pix Garantido permitirá que os comerciantes realizem vendas parceladas. Isso tornará o Pix um dos concorrentes diretos dos cartões de crédito e, provavelmente, as taxas para acessar essa funcionalidade serão mais baixas.

👉 Como as contas digitais podem transformar a sua vida financeira

 

4. Pix Offline

O Pix Offline permitirá a realização de transações sem a necessidade de estar conectado à internet. Para os comerciantes será uma vantagem, considerando, por exemplo, imprevistos que deixem a internet fora do ar.

Hoje, se isso acontece, a cobrança por cartão acaba sendo prejudicada visto que as maquininhas precisam de uma conexão. De acordo com o Banco Central, essa atualização está entre os planos da instituição, porém, atualmente, eles seguem estudando uma forma de viabilizá-la para facilitar o dia a dia dos brasileiros. 

5. Pix para transações internacionais 

O Pix para transações internacionais está nos planos do Banco Central desde o ano passado. Caso aconteça a atualização, ela poderá facilitar e garantir a expansão da operação de negócios para outros países, além de ajudar nas transações entre pessoas físicas em todo o mundo. 

6. Pix Saque

Essa atualização está disponível desde novembro de 2021 e permite que você faça o saque de um valor específico com auxílio de agentes de saque, que são os estabelecimentos comerciais.

Para isso, é preciso procurar um estabelecimento que ofereça essa função e, então, ler um código QR com o seu smartphone. Em seguida, faça um Pix no valor que deseja sacar o dinheiro para que o estabelecimento o entregue à você. Tudo isso sem precisar comprar algo no local. 

 

7. Pix Troco 

No Pix troco você poderá transferir um valor maior ao total da sua compra para que receba a diferença em diferença. Ou seja, basta ir em um estabelecimento que ofereça essa funcionalidade e pagar pelas suas compras com o Pix e aguardar o recebimento do troco em espécie. 

 

8. Pagamento de QR Pix para linhas de crédito

Uma outra atualização interessante é que quando você tem uma linha de crédito aprovada e o produto de empréstimo pessoal disponível, é possível fazer o pagamento de código QR Pix de outras instituições, inclusive, de forma parcelada, mas para isso o valor do pagamento da conta precisa ser igual ou inferior ao valor que está disponível como limite de crédito. 

 

Fique atento às novidades do Pix 2022

Muitas das atualizações do Pix 2022 ainda estão em fase de estudo para a implantação. No entanto, se depender do Banco Central, o Pix será a solução ideal para os brasileiros que precisam realizar transações rapidamente e sem a necessidade de arcar com custos elevados. 

A boa notícia sempre é que essas novidades, certamente, irão facilitar sua vida. Fique de olho!