Você já ouviu falar e sabe o que é pagamento sem contato? Durante a pandemia do Covid-19, essa forma de pagamento, também conhecida como pagamento Contactless, ganhou espaço e vem conquistando cada vez mais os usuários. Ele nada mais é que o pagamento que não necessita do encaixe do cartão na maquininha.
Segundo os dados divulgados pela Associação Brasileira de Cartões de Créditos e Serviços (ABECS), durante 2020, primeiro ano da pandemia, a modalidade do pagamento sem contato atingiu R$41 bilhões de transações, um crescimento de 469,6% em comparação a 2019.
O pagamento sem contato engloba diferentes formas, como o NFC ou pagamento por aproximação, via Pix e Código QR. Embora seja cada vez mais comum encontrar estabelecimentos que aceitem esses tipos de transação, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como esse método funciona e se realmente é seguro. Pensando nisso, reunimos algumas explicações sobre cada possibilidade para deixar o recurso mais claro:
Aproximação: Os pagamentos realizados por aproximação são rápidos e fáceis. É possível fazê-los através de qualquer objeto que possua a tecnologia NFC (Near Field Communication), como os cartões de crédito e débito, smartphones, relógios smartwatch ou pulseiras inteligentes.
Para efetivar a operação, basta aproximar o objeto da maquininha e pronto, o pagamento já foi realizado, sem precisar inserir o cartão na maquininha e nem digitar a senha. Porém, os pagamentos realizados nesta modalidade possuem um limite do valor de transação em que a senha não é exigida, que varia de uma instituição para outra. Essa forma de pagamento está ganhando mais espaço, sendo comum não apenas em lojas, mas também em metrôs, ônibus, praças de pedágios, entre outros locais.
Código QR: Com certeza, você já se deparou com uma figura composta por diversos quadradinhos. Conhecido como Código QR, código de respostas rápidas, nada mais é que um tipo de código de barras, que pode ser escaneado pela câmera dos smartphones. Após a identificação do código, o usuário é encaminhado para uma página específica, onde pode realizar o pagamento da compra ao estabelecimento de forma rápida, instantânea e sem contato.
Pix: Criado no início de 2020, o Pix é o meio de pagamento e de transferência mais recente. Ele permite tanto que o usuário transfira o dinheiro de uma conta para outra, quanto realize pagamentos em lojas e para prestadores de serviços de forma imediata. O Pix é gratuito para pessoas físicas, e para efetuar uma transação é fácil. Basta informar a chave do Pix para onde o dinheiro será transferido e pronto!
👉 Leia também: Como uma conta digital pode transformar a sua vida financeira
Em um mundo cada vez mais dinâmico e tecnológico, contar com ferramentas que simplificam atividades diárias é fundamental. Por isso, os pagamentos sem contato trazem diversas vantagens e benefícios para seus usuários, como:
O pagamento Contactless promove a eficiência nas operações do dia a dia. Esse método reduz significativamente o tempo que os funcionários passam operando máquinas de cartão ou contando dinheiro.
Pagamentos realizados através dos meios sem contato tendem a ser mais rápidos, já que basta apenas encostar o cartão ou dispositivo na maquininha, fazendo com que a espera das pessoas em filas seja reduzida.
Comparada aos métodos tradicionais, os pagamentos sem contato são mais confiáveis e seguras, graças a criptografia e a tecnologia de dados mais dinâmicos, além de evitar o contato com objetos compartilhados.
📖Orçamento pessoal inteligente: conta digital e estratégias eficientes
Além de contar com toda a facilidade e agilidade no processo de pagamento, utilizar esse método conta com maior segurança para as pessoas. Utilizando o contactless, não é necessário encostar em nada, sem correr o risco de se contaminar com alguma doença, além de contar com maior proteção contra furtos e clonagens!