Conexão Mercado Pago

Metaverso: o que é e como investir nesse mundo virtual?

Escrito por Equipe Mercado Pago | Apr 5, 2022 12:00:00 PM

O metaverso é uma combinação entre as experiências físicas e digitais em um ambiente virtual imersivo que não promete apenas mudar a forma como as pessoas se comunicam e relacionam entre elas, mas também como se divertem e fazem investimentos. 

 

Em 1992, o termo foi usado pela primeira vez pelo escritor Neal Stephenson no livro “Snow Crash” e desde então, o metaverso vem sendo apresentado através de diversas formas de entretenimento, como jogos e filmes. Recentemente, a sincronização entre realidade e ficção chegou ao Facebook. 

Quer entender melhor o que isso significa? A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber para ficar por dentro dessa tecnologia. 

 

Como funciona o metaverso?

Para criar a sensação de imersão entre os dois mundos, o físico e o digital, o metaverso faz uso de diversas tecnologias, como a realidade virtual, a realidade aumentada e os hologramas, que juntos criam um ambiente virtual imersivo para a interação das pessoas. 

Um exemplo disso é a nova aposta do McDonald 's, que planeja abrir algumas unidades do restaurante no metaverso, permitindo que o usuário vá até a unidade mais próxima e veja quais são os produtos disponíveis com entrega a domicílio para que então possa fazer o seu pedido.

Além disso, essa interação não permite que as pessoas tenham acesso apenas ao entretenimento, consumo e trabalho, mas também a possibilidade de ter muitos ganhos. Por exemplo, segundo a estimativa da Bloomberg Intelligence Unit, até 2024, o metaverso movimentará cerca de US$ 800 bilhões em seu ambiente, tudo através de jogos, eventos e investimentos. 

 

Quais são as vantagens do metaverso?

Mesmo sem um contato físico, o metaverso permite que as pessoas tenham diversos tipos de interação, por exemplo experiências de entretenimento, que incluem ir a shows, exposições, cinemas e muitas outras possibilidades. Toda a convivência é feita através de avatares (representações das pessoas no mundo virtual).

O metaverso também chama a atenção pelas opções de investimentos. Isso porque além de contar com as realidades virtual e aumentada, ele também é ancorado na tecnologia blockchain (sistema de armazenamento de dados em rede), nos NFTs (representação de um item exclusivo digital ou físico) e nas criptomoedas.

 

Quais são as possibilidades de investimentos no metaverso?

Se depender de empresas como a Meta, novo nome do Facebook, o metaverso não será apenas uma tecnologia de entretenimento e comunicação virtual. Pelo contrário, a ideia é tornar o espaço cada vez mais lucrativo e, inclusive, propenso ao desenvolvimento de investimentos. 

Alguns dos principais meios de investimentos no metaverso são:

 

1. Compra de ações de empresas ligadas ao metaverso

Uma das opções que segue a lógica tradicional de investimento é a compra de ações das empresas de tecnologia envolvidas com o metaverso, como é o caso da Meta. 

 

2. Criptomoedas 

Você também pode comprar criptomoedas que são associadas ao metaverso, como Decentreland (MANA), Sandbox (SAND) e Enjin Coin (ENJ). Elas são adquiridas nas plataformas especializadas de venda. 

 

Leia também: Veja como comprar criptomoedas no app Mercado Pago

 

3. Terrenos virtuais

Como sugere o nome, os terrenos virtuais existem somente nas plataformas que funcionam no universo do metaverso. Para comprá-los e vendê-los, é preciso participar das iniciativas que oferecem isso, por exemplo o jogo The Sandbox.


4. Tokens de ativos

Você também pode fazer investimento de dinheiro "real" em tokens de ativos, que representam o valor monetário de um bem virtual, como acessórios de um jogo, carro digital, entre outros. 

 

Conheça novas tecnologias para aproveitar na sua vida financeira

Além de alcançar as experiências de entretenimento, trabalho, educação e muitas outras áreas das nossas vidas, o metaverso também está transformando a forma como as pessoas fazem investimento no mundo digital.  

Ou seja, ele pode ser uma forma de você entrar no mundo de investimentos, dando mais oportunidades para suas economias.