- Benefícios corporativos: mais autonomia e segurança para você
- Afinal, o que são benefícios corporativos obrigatórios?
- E quando esses benefícios são flexíveis, o que isso quer dizer?
- Onde transformar seus benefícios corporativos em opções flexíveis?
- Com o Mercado Pago, seus benefícios rendem muito mais!
Benefícios corporativos:
mais autonomia e segurança para você
Descubra como funciona a oferta de benefícios e quais são as ferramentas que podem tornar seu consumo e gestão muito mais prática, eficiente e principalmente, com muita autonomia.

Trabalhar em uma empresa que compreende seu valor e oferece boas condições para continuar crescendo como profissional é sem dúvidas o desejo de todo colaborador, mas será que ao buscar por um novo emprego, todas as pessoas realmente se importam com isso? Deveria!
A verdade é que a necessidade costuma superar aquilo que consideramos o ideal, mas passou da hora de você, como colaborador, exigir seus direitos para poder exercer seu trabalho com qualidade e eficiência, e por falar em direitos, você já ouviu falar em benefícios corporativos?
Talvez você não esteja ligando o nome aos fatos, mas os benefícios corporativos são aqueles vales que todo colaborador deseja receber da sua empresa, como o vale alimentação, refeição, transporte, combustível e milhares de outras opções que se tornaram comuns no mercado.
Alguns desses benefícios são considerados obrigatórios por lei. Ou seja, dependendo do tipo e porte de empresa em que você trabalha, seu empregador precisa garanti-los mensalmente.
Benefícios corporativos são aqueles vales que todo colaborador deseja receber da sua empresa
Afinal, o que são benefícios corporativos obrigatórios?
Pelo nome “benefício” é comum alguns colaboradores relacionarem esse tipo de oferta como um diferencial que a empresa oferece a ele e de fato não deixa de ser, mas se considerar as leis trabalhistas, pode-se notar que muitos dos benefícios tidos como corporativos são, na verdade, obrigatórios. Ou seja, a empresa em que você trabalha precisa oferecê-los.
No caso, esses benefícios obrigatórios são basicamente uma garantia de proteção social e podem ser desde as férias remuneradas e o décimo terceiro salário, como também um vale transporte, fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) e até mesmo o vale alimentação.
O vale alimentação e refeição são opções mais “delicadas”, isto porque eles não são propriamente obrigatórios por lei, mas sim conforme o que foi previamente estabelecido no contrato de trabalho ou em convenção coletiva, exigindo que a empresa cumpra com as determinações do documento.
De qualquer forma, alguns dos benefícios oferecidos pelas empresas mais comuns, são:
Vale
alimentação
Como dito, não é obrigatório por lei, mas quando a empresa é adepta ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), esse benefício precisa ser garantido, sendo uma opção que pode ajudá-lo a reduzir gastos com sua alimentação.

Vale
refeição
Ele segue a mesma lógica do vale alimentação. Ou seja, não é uma obrigatoriedade prevista nas leis trabalhistas, mas quando a empresa é associada ao PAT, ela precisa oferecê-lo cumprindo com todas as determinações impostas pelo programa.

Auxílio
combustível
É um dos benefícios mais interessantes às pessoas que possuem um veículo e o utilizam para ir ao trabalho. No caso, elas ganham o benefício para poder abastecer o veículo ou complementar com o que gastam no seu abastecimento.

Assistência
médica
É considerado um dos benefícios mais comuns, além de amplamente desejado pelos colaboradores. Ele pode auxiliar com atendimentos e tratamentos que viabilizam a melhora da sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.
É um benefício obrigatório em que você recebe um valor específico da sua empresa para arcar com as despesas de deslocamento, independente da distância, da sua casa até o local em que trabalha (e vice-versa).
Existem muitas outras opções de benefícios corporativos, mas que não necessariamente são obrigatórios, como o caso do auxílio educação, plano odontológico e o convênio farmácia.
Nesse caso, cabe à empresa onde você trabalha garantir pelo menos os benefícios tidos como obrigatórios por lei e, caso ela escolha oferecer mais opções, fica a seu critério definir quais serão os benefícios oferecidos. Lembrando que para você, como colaborador, quanto mais benefícios, melhor, mas o ideal é poder usá-los com liberdade, segurança e de forma flexível.

E quando esses benefícios são flexíveis, o que isso quer dizer?
Se você costuma acompanhar esse mercado de benefícios corporativos, é provável que tenha se deparado com o termo “benefícios flexíveis”. Na teoria eles são basicamente a mesma coisa que a opção tradicional, em que a empresa oferece um conjunto de benefícios ao seu colaborador, mas a prática mostra o quanto eles são mais eficientes quanto a forma de consumi-los.
Autonomia, liberdade e segurança, por exemplo, são palavras que representam os benefícios flexíveis, pois se trata de uma forma inovadora da empresa em que você trabalha garantir auxílios como vale refeição e alimentação sem empecilhos.
Ou seja, você pode usufruir dos seus benefícios da forma que achar mais adequada, desde que isso não interfira na política de benefícios da empresa. Um exemplo simples disso é a empresa que oferece vale refeição, alimentação e combustível aos seus colaboradores. Ao invés de ela ter que entregar um cartão para cada benefício, deixando sua carteira lotada de cartões, ela pode unificá-los em um único cartão, tornando a forma de consumi-los muito mais prática e “flexível”.
Mas a flexibilidade não para por aí. Esses cartões “unificados”, também conhecidos como cartão de benefícios flexíveis, costumam ser aceitos em qualquer estabelecimento justamente por serem cartões como qualquer outro usando em uma conta digital, por exemplo.
Com isso, eles têm uma bandeira aceita em diferentes estabelecimentos.
Como funciona o Cartão de benefícios
Esse tipo de cartão é conhecido pelo dinamismo. Isto é, eles se adaptam ao mercado conforme suas necessidades. De forma geral, eles são apenas “cartões de benefícios”, mas com a possibilidade de serem usados em qualquer estabelecimento que aceitem pagamentos feitos em débito e com a bandeira do cartão (Visa, MasterCard, Elo e assim em diante).
Na prática funciona da seguinte forma: suponha que sua empresa tenha oferecido R$ 600,00 de benefícios para você, sendo que ela liberou esse saldo para ser consumido entre vale alimentação, refeição e combustível. Fica a seu critério escolher como vai dividir esse saldo entre esses benefícios, além de ter a liberdade de escolher em qual estabelecimento irá usá-lo.
Resumindo, você pode gastar o valor integral em um dos benefícios ou dividi-lo entre eles, tendo também a possibilidade de ir ao estabelecimento que desejar, desde que ele aceite pagamentos em débito e com a bandeira do seu cartão de benefícios.
As vantagens em usar esse tipo de cartão são diversas. Algumas delas são:
- Não ter que andar com diversos cartões na carteira;
- Mais segurança nas suas compras;
- Sem taxas ou outros valores para usar o cartão;
- Liberdade e autonomia para usá-lo como desejar ou precisar;
- Não ter que ficar transferindo saldo.
Onde transformar seus benefícios corporativos em opções flexíveis?
Tecnicamente essa é uma escolha que os gestores da empresa onde trabalha precisam fazer, pois não cabe aos colaboradores contratar uma empresa de benefícios flexíveis.
O que você e seus colegas de trabalho podem fazer é compartilhar suas necessidades, expectativas e desejos aos gestores, pontuando o quanto os benefícios flexíveis podem ser favoráveis às suas demandas diárias, incluindo o fato de serem opções positivas para a própria gestão da empresa.
A ideia é fazê-los compreender que ao mesmo tempo que a flexibilidade dos benefícios favorece seu consumo, ela também permite que a empresa gerencie sua oferta da forma que considerar apropriada. Ou seja, o conceito de facilidade e autonomia serve para ambas as partes.
Fale com os gestores da sua empresa e certifique-se de explicar o quanto essa modalidade de benefícios pode favorecer seu relacionamento profissional, suprir suas necessidades e desejos pessoais, aumentar sua segurança quanto ao consumo dos benefícios, entre outras vantagens.
Aliás, quando o assunto são benefícios, o Mercado Pago pode te surpreender.
Além de banco digital com inúmeras soluções capazes de ajudá-lo a organizar suas finanças e aumentar o rendimento do seu dinheiro, o Mercado Pago também pode ajudar você, colaborador, e sua empresa a gerenciarem a oferta e consumo dos benefícios corporativos.
A solução Mercado Pago Benefícios permite uma gestão muito mais tranquila, ágil e segura para sua empresa, como também um consumo simplificado e repleto de liberdade para você.
É o melhor dos dois mundos sem qualquer custo. Para isso, basta que sua empresa cadastre você como um dos seus colaboradores beneficiários usando o mesmo e-mail da sua Conta Mercado Pago (você precisa ter uma conta ativa, caso contrário não receberá o benefício).
Depois disso, sua empresa define os benefícios que serão oferecidos por ela e faz a transferência de saldo para você e os demais colaboradores. Prontinho, aí é só começar a usar seus benefícios.

Com o Mercado Pago, seus benefícios rendem muito mais!
E as vantagens não param por aí.
O Mercado Pago Benefícios conta com diferenciais que tornam seu consumo de benefícios corporativos muito mais prático e até eficiente para sua organização financeira. Quer saber como?
Um dos pontos mais interessantes é a possibilidade de unificar seu saldo da conta de pagamento com o de benefícios para complementar o pagamento de suas compras. Por exemplo, quer comprar um lanche, mas seu saldo de benefícios não é suficiente? Você pode usar seu saldo da conta para complementar o pagamento e finalizar a compra (e vice-versa).
Outro detalhe é que você não precisa de um novo cartão para usar seus benefícios. O cartão Mercado Pago também serve para isso. Aliás, você pode usá-lo na versão física e digital, lembrando que ele pode ser solicitado direto da sua Conta Mercado Pago sem qualquer custo.
Conheça outros diferenciais que o Cartão Mercado Pago oferece, são:
- Solicite seu cartão de débito, crédito e virtual sem precisar pagar taxas;
- Use o cartão sem precisar pagar anuidade;
- Aceito em milhares de estabelecimentos;
- Tecnologia NFC para pagamentos por aproximação;
- Acesso ao programa de benefícios Vai de Visa;
- Cartão virtual gerado em segundos.
Aproveite a autonomia que o Mercado Pago te oferece. Não perca tempo, converse com os gestores de recursos humanos da sua empresa e peça pelo Mercado Pago Benefícios!