A economia do Brasil está passando por um momento delicado e isso reflete diretamente na vida financeira de todos nós. Aliás, essa pode ser uma das justificativas para o aumento das buscas por um empréstimo pessoal para negativados nos últimos anos.
Esse tipo de serviço costuma ser uma das principais alternativas para as pessoas que buscam formas de reorganizar a sua vida financeira, pois as instituições podem oferecer um empréstimo de valores específicos sem a necessidade da pessoa apresentar garantias.
No entanto, é preciso ter atenção quanto ao seu funcionamento, pois essa modalidade de empréstimo pode ter taxas de juros mais altas por conta dos riscos de inadimplência.
Se considerarmos as falas populares, o ato de estar negativado significa basicamente estar com o nome “sujo”. Ou seja, a pessoa está com os seus dados cadastrados no Serviços de Proteção ao Crédito (SPC) ou no Serasa pela falta de pagamento de alguma conta, dívida, entre outros.
Vale ressaltar que, conforme citado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), não existe uma regra ou prazo mínimo estabelecido oficialmente para que o credor (empresa que a pessoa deixou de pagar) inclua o nome da pessoa inadimplente nos órgãos de restrição ao crédito.
Isso significa que dependendo da empresa é possível que o seu nome seja incluído tanto no Serasa quanto no SPC caso atrase o pagamento por apenas um dia, mas na prática isso raramente acontece.
Geralmente as empresas cogitam essa prática quando o atraso ultrapassar cerca de 10 a 15 dias.
Resumindo, ter o nome negativado pode te atrapalhar e até mesmo impedir que consiga acessar soluções financeiras, pois as empresas acabam consultando os órgãos de proteção ao crédito para identificar se você, de fato, cumpre com as suas obrigações financeiras.
De acordo com dados do SPC e Serasa, pouco mais de 59 milhões de consumidores brasileiros encontram-se com alguma restrição em seu nome, isto é, negativado, o que representa basicamente cerca de 39,3% da população adulta com idade entre 18 e 95 anos.
Observando esses números é natural que parte da população esteja buscando soluções que ajudem a reorganizar as suas finanças e o empréstimo pessoal para negativados pode ser uma delas, pois trata-se de um serviço praticado por algumas instituições financeiras que facilita o acesso desse grupo de pessoas às soluções de crédito.
É claro que existem diferenças entre esse tipo de empréstimo para a versão normal oferecida às pessoas sem restrições, a começar pelas taxas de juros, que nesses casos são mais altas porque a instituição entende que a chance da pessoa não pagar o empréstimo é relativamente maior.
Aliás, é por isso que as solicitações para acessar esse tipo de solução costumam demorar um pouco mais, afinal de contas, a instituição precisa observar a dívida que você possui atualmente, qual é o seu histórico de pagamento e inadimplência, entre outros.
👉 Leia também: Conta Digital: O que é, como funciona e quais as vantagens para você
Atualmente existem diversas empresas que oferecem essa solução aos negativados, mas cada uma tende a trabalhar de uma forma específica a fim de atender as condições que acham necessárias.
Algumas modalidades de empréstimo pessoal para negativados praticados pelas empresas, são:
Esse tipo de empréstimo funciona quando você oferece o seu imóvel ou veículo como garantia de pagamento para a instituição financeira. Isso significa que caso não tenha condições de quitar as parcelas do empréstimo a instituição terá o direito de “tomar” o seu bem como pagamento.
Nessa modalidade de empréstimo você solicita um valor sem ter que oferecer algo como garantia, porém, por ser algo arriscado às instituições financeiras é normal elas trabalharem com taxas de juros maiores. Ou seja, a instituição vai cobrar mais caro para oferecer a solução de crédito.
Essa é uma das opções mais comuns, pois o valor que você solicitou como empréstimo pode ser descontado diretamente do seu salário e isso elimina qualquer chance de você não pagar a instituição. Aliás, é por isso que ele tem uma das aprovações mais fáceis do mercado.
Se você está precisando de ajuda para organizar a sua vida financeira e se livrar das dívidas, o empréstimo pessoal para negativados pode ser uma boa opção, mas não deixe de observar atentamente quais são as condições impostas para acessá-lo, como as taxas de juros e prazos. Até porque quando o assunto é pegar dinheiro emprestado devemos ficar sempre atentos às condições.