Alguma vez você já se empolgou com as promoções de Natal e acabou gastando demais? Provavelmente sua resposta foi sim. Mas saiba que você não está sozinho. Compras impulsivas nessa época são comuns e podem gerar problemas depois, transformando um momento de alegria em contas difíceis de pagar.
Mas se você adotar algumas estratégias simples de organização e planejamento, é possível fazer compras de Natal sem comprometer as finanças e ainda conseguir controlar melhor seu dinheiro nessa época tão tentadora a gastar. Basta conhecer as melhores práticas e ter a disciplina como fator central nesse período.
Assim como em qualquer evento, é necessário dedicar um tempinho antes das compras para definir o que, exatamente, será feito. Isso significa que, antes de visitar as lojas ou clicar nos sites de compra, você deve fazer uma lista das pessoas que você quer presentear. Não precisa incluir todo mundo: foque na família próxima e nas pessoas mais importantes. Além disso, caso você seja o anfitrião, faça uma lista dos itens que você deseja comprar para sua casa, envolvendo tanto a decoração, quanto os alimentos da ceia.
Depois, defina um orçamento total para o Natal. Esse limite vai te ajudar a manter o controle financeiro. Com o teto de gastos definido, aí sim você pode separar quanto gastar para cada pessoa, decoração e comida.
Uma dica importante é: faça as compras de Natal com antecedência. Comprar perto da data pode sair mais caro, com preços altos, falta de estoque e correria. Planejar com calma garante melhores preços e menos estresse.
O primeiro ponto de atenção é: não caia em promoções que parecem boas demais para ser verdade! O Natal é recheado de ofertas e condições especiais, e os golpistas aproveitam essa chuva de anúncios para aplicar fraudes. Quando notar preços muito baixos ou sites estranhos, evite concluir a compra.
Protegido do golpe? Então foco na economia! Para evitar compras por impulso, compare os preços em diferentes lojas, use sites e apps que mostram o histórico de valores e verifique se o desconto é real. Ferramentas de comparação online ajudam muito nessa hora. E fique atento: muitas ofertas são apenas jogadas de marketing para parecerem vantajosas, mas são apenas máscaras para um preço comum. Tenha senso crítico para avaliar e tente não agir no calor da emoção.
Também é importante olhar com atenção para a reputação da loja, principalmente se fizer compras de Natal pela internet. Avaliações de outros clientes, políticas de troca e devolução, além da segurança do site, devem ser sempre checadas para garantir que sua compra será tranquila.
Depois de planejar as compras de Natal e comparar as opções entre diferentes lojas, ainda é possível economizar mais e garantir escolhas que sejam verdadeiramente vantajosas. A seguir, veja algumas dicas práticas para comprar com mais inteligência:
Fazer compras de Natal inteligentes exige Planejamento financeiro, autocontrole e critério. Comece seu planejamento o quanto antes, use as ferramentas que você já conhece, como listas e orçamentos, e evite cair em armadilhas de promoções falsas ou compras por impulso.
Se você quer facilitar sua vida financeira neste fim de ano, use o cartão Mercado Pago e, de quebra, aproveite a conta que mais rende no Brasil³, que é simples de usar, permitindo fazer pagamentos via Pix e QR Code, controlar suas finanças com facilidade, recarregar o celular e muito mais.
Lembre-se: o Natal é para celebrar, mas para isso não precisa estourar o orçamento. Com planejamento e as ferramentas certas, é possível aproveitar essa época!
¹ Cartão de crédito sujeito à análise de crédito.
² O cartão de crédito Mercado Pago está sujeito à análise de crédito. O cashback do cartão de crédito em Meli Dólar é exclusivo para assinantes Meli+. Consulte os limites de cashback em Meli Dólar e regras nos termos e condições de contratação de assinaturas Meli+ em https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/Termos-y-condicoes-do-Meli-mais_30487.
³ Conta com maior rendimento do Brasil: rentabilidade considerada para contas destinadas a pessoas físicas, com um aporte mínimo de R$ 1.000, saldo em conta de até R$ 20.000, sem necessidade de manter um saldo mínimo e abrangência nacional. Confira as condições para o rendimento de 105% do CDI em https://www.mercadopago.com.br/ajuda/32110.
💡Leia também:
Gestão de compras: como aproveitar liquidações pós-Natal com economia
Cartão de crédito sem anuidade: como escolher e conseguir um?
Cartão com cashback: benefícios e como aproveitar ao máximo
Juros no cartão? Entenda como funciona o crédito rotativo
Contactless: 5 mitos e verdades sobre o pagamento por aproximação