Conexão Mercado Pago

Conta salário: o que é, como funciona e vantagens

Escrito por Equipe Mercado Pago | Nov 16, 2021 12:00:00 PM

Chegou no emprego novo e ouviu falar sobre a necessidade de uma conta salário. Por que isso acontece e como funciona exatamente esse tipo de conta? Se você ficou na dúvida, fica tranquilo. Afinal, você já deve ter ouvido falar de alguma conta bancária cheia de vantagens gratuitas ou, até mesmo, gosta da sua conta atual e prefere não mudar.

Para você entender como pode tomar suas próprias decisões, vamos explicar as vantagens, desvantagens e diferenças entre a conta salário, conta corrente e conta de pagamento. 

 

O que é a conta salário? 

A conta salário, como o próprio nome já diz, é uma conta bancária para receber um salário. Ou ainda, alguns vencimentos, como aposentadorias, pensões e outros similares. Com essa característica específica de receber remunerações, a abertura desse tipo de conta só pode ser feita por uma empresa pagadora. 

Mas, afinal, como funciona uma conta salário?

O processo de abertura da conta salário funciona assim: 

  1. O funcionário recebe uma carta de recomendação da empresa para se dirigir ao banco conveniado com seus documentos pessoais exigidos e solicita a abertura da conta;
  2. Feito isso, a conta é aberta no nome do funcionário e a empresa não tem nenhum acesso ou qualquer outro tipo de controle.

 

Recebo meu salário em uma conta... Isso quer dizer que tenho uma conta salário?

Não necessariamente! Os salários também podem ser recebidos em uma conta corrente, conta de pagamento e, em alguns casos, até mesmo em uma conta poupança.

Qual a diferença entre conta salário, conta de pagamento e conta corrente? 

A principal diferença entre a conta salário, conta de pagamento e conta corrente é o processo de abertura. As contas de pagamento e correntes podem ser abertas sem depender da solicitação de uma empresa. 

Além disso, elas têm algumas diferenças quanto às possibilidades e benefícios oferecidos que podem impactar as movimentações de dinheiro no dia a dia e as facilidades para o planejamento financeiro. A conta salário não cobra tarifas, porém tem algumas limitações de uso, como:

  •  Não permite depósitos que não sejam do empregador;
  •  Não oferece talão de cheques;
  •  Não emite cartão de crédito;
  •  Tem limite para os serviços convencionais, como transferências, Pix, saques, consulta a saldo ou extrato.

 

Conta corrente: elas costumam cobrar taxas de manutenção e ter custos para os serviços financeiros oferecidos. Para fazer a abertura é necessário ir até uma agência bancária.

Conta de pagamento: elas são oferecidas por uma empresa que presta serviços financeiros, não cobram tarifas para a manutenção da conta e pelos serviços e, ainda, podem ter diversos benefícios diferenciados, muitos deles sem custo. A abertura, fechamento e controle do dinheiro acontecem de forma online, seja por um site ou aplicativo.

 

💡 Leia também: Conta digital - o que é, como funciona e suas vantagens 



Quais são as vantagens da conta salário? 

A vantagem da conta salário é que ela não cobra nenhum tipo de tarifa bancária, seja para manutenção da conta ou utilização dos serviços disponíveis. Além disso, mesmo quem tem restrição no CPF consegue fazer a abertura desse tipo de conta, basta ter a solicitação de um empregador. 

Outro diferencial é que a conta salário não é sujeita a penhora - caso em que a justiça toma a conta por causa de alguma dívida ou, então, faz um bloqueio dos saldos disponíveis. 

Vale lembrar: além da conta salário, existem outras opções de contas bancárias no mercado com serviços gratuitos e até com benefícios exclusivos sem custo nenhum

Por isso, se você quiser aproveitar outras opções, a alternativa é a  portabilidade de salário. 

 

O que é a portabilidade de salário? 

A portabilidade de salário é uma forma de transferir automaticamente o dinheiro que entra na sua conta salário para outra que você achar melhor, podendo ser uma conta corrente ou conta de pagamento. Isso acaba sendo uma alternativa para quando você percebe que a conta salário não te atende.

A vantagem é que esse processo é gratuito, não demora nada para o seu salário cair na nova conta e pode ser feito a qualquer momento sem ter que consultar ou pedir autorização da empresa que te contratou. 

 

Quem pode fazer a portabilidade de salário?

A portabilidade de salário só pode ser feita pelos funcionários de empresas públicas ou privadas que tenham uma conta salário. Mas como saber se você tem uma conta salário? Assim que você entrar na empresa, o RH vai dizer como você receberá seu salário todo mês, solicitando esse tipo de conta ou informando outra possibilidade. 

 

Como fazer a portabilidade de salário? 

Para pedir a portabilidade de salário, você só precisa falar com o banco de origem da sua conta salário que deseja fazer a transferência na hora da abertura. Ou então, se você decidir fazer isso depois que a conta já estiver aberta, basta pedir através do aplicativo do banco ou da instituição financeira que deseja receber o salário. 

 

👉 Saiba mais: Tudo sobre portabilidade de salário para a Conta Mercado Pago

Receba seu salário onde fizer mais sentido para você

A conta salário tem suas vantagens, mas as mesmas podem ser encontradas em outras contas bancárias. O melhor é que algumas contas têm vários benefícios exclusivos e serviços gratuitos, como conta sem taxa de manutenção, emissão de cartão de crédito sem anuidade, rendimento automático e maior do que a poupança, Pix e transferências ilimitadas. 

Tudo sem tarifas e também podendo ser acessado direto em um aplicativo. Aproveite e escolha uma conta para receber seu salário que oferece mais facilidades para o seu dia a dia e melhor controle do seu dinheiro na palma da sua mão.