8 dicas para comprar pela internet de forma segura
Não é novidade que a internet mudou o hábito das pessoas. Graças a ela, fazer compras e utilizar outros serviços ficou muito mais fácil e rápido. Fatores como comodidade, economia, bons descontos e variedade ajudam a explicar os números crescentes das vendas pela internet no Brasil.
Afinal de contas, quem é que não gosta de encontrar exatamente o produto ou serviço que deseja sem sair de casa e ainda garantir um preço bacana?
Em 2020, de acordo com pesquisa da Ebit/Nielsen, o universo das compras online avançou 41% no país, atingindo faturamento de R$ 87,4 milhões, a maior alta em 13 anos. Além disso, entre os 13 milhões que compraram online pela primeira vez durante a pandemia, 94% querem continuar comprando.
Mas a pergunta que fica no ar, comprar pela internet é seguro?
Com certeza, um dos principais pontos de atenção de lojas virtuais confiáveis, que querem garantir a melhor experiência ao consumidor, é a segurança. Embora os números de crimes cibernéticos aumentem gradativamente conforme o setor se populariza e movimenta mais dinheiro, fazer compras pela internet está cada vez mais seguro.
Existem diversos mecanismos que ajudam o usuário a verificar se as lojas virtuais ou prestadores de serviço são confiáveis, reduzindo os riscos de cair em golpes ou ter seus dados acessados sem a sua permissão. Lembrando que nas compras em lojas físicas, também é preciso tomar alguns cuidados para evitar possíveis problemas, como a clonagem de cartões.
Para evitar riscos e dores de cabeça, basta estar bem preparado e seguir boas práticas para que suas compras sejam ainda mais seguras.
8 dicas para não cair em golpes na internet
Hoje, na internet existem diferentes tipos de consumidores, mas não importa se você é um comprador online experiente ou não, vale a pena conferir estas dicas para garantir que sua experiência seja a mais segura possível:
1. Compre em sites de confiança
Assim como em lojas físicas, é importante fazer suas compras em e-commerces de confiança. Pergunte à sua rede de contatos se alguém conhece o site e busque indicações de outros compradores. Geralmente, as lojas populares são um bom ponto de partida.
Além disso, verifique se o endereço na barra de navegação é realmente do site oficial, afinal, há muitos casos de ofertas falsas, inclusive anunciadas em redes sociais, que são cópias idênticas de lojas famosas.
2. Verifique se o site ou app é seguro
Fique atento ao ícone de um cadeado na barra de endereço do navegador. Caso o site não tenha este símbolo, significa que ele não é seguro. Ou seja, não digite suas informações nem faça transações nesse site. E se a compra será feita por app, use apenas aplicativos oficiais.
3. Procure informações sobre a empresa
Outra dica que pode ajudar a evitar incômodos é pesquisar a reputação da loja. Verifique se há telefone para contato, SAC, políticas de troca, endereço, razão social e CNPJ disponíveis em alguma seção do site da empresa. Assim, é possível telefonar ou mandar um e-mail para confirmar a existência da loja.
4. Desconfie de preços muito baixos
Com certeza, os preços atrativos são um dos pontos mais procurados ao comprar pela internet. Mas, assim como em lojas físicas, os produtos mantêm uma média. Ao encontrar uma oferta boa demais pra ser verdade, desconfie. Podem se tratar de produtos com defeito ou até mesmo golpes.
5. Não faça compras em rede de Wi-Fi pública
Não use computadores e Wi-Fi públicos ao fazer suas compras online. Isso inclui bibliotecas, aeroportos, a rede do shopping, ou até do seu restaurante favorito. Por isso, se você realmente precisa fazer uma compra fora de casa, use o modo de dados do seu celular.
6. Use senhas fortes
Nada de usar sua data de nascimento como senha e nem a mesma combinação para tudo. É importante ter senhas fortes e únicas para cada cadastro, incluindo em lojas online. Uma boa dica é usar gerenciadores de senhas (plataformas que criam senhas fortes e seguras), assim você não depende da memória e ainda conta com senhas únicas.
7. Pesquise a reputação da loja
Uma pesquisa pelo nome no site vai te revelar se ela realmente existe, se é confiável e te mostrará comentários sobre o serviço. Cheque se há muitas queixas contra a loja por parte de outros consumidores. Para isso, basta acessar sites como o Reclame Aqui ou recorrer ao Procon, por exemplo.
8. Faça compras em equipamentos confiáveis
É preciso também garantir a segurança dos dispositivos de onde você faz compras e transações bancárias. Sempre verifique se há atualizações disponíveis para o sistema operacional, os aplicativos e navegadores utilizados. Evite usar computadores ou celulares de outras pessoas e lugares para fazer suas compras.
💡 Leia também: Como as contas digitais podem transformar a sua vida financeira
Aproveite o melhor das compras online
As vantagens de comprar pela internet são muitas, basta ficar atento e colocar essas dicas em prática para evitar futuras dores de cabeça.
Além disso, você pode aproveitar toda a praticidade que é ter um cartão virtual Mercado Pago: você pode gerá-lo em segundos, totalmente grátis e sempre que você o utiliza, recebe uma notificação.
Aproveite e garanta o melhor do universo online, com facilidade e segurança!
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Fim do saque-aniversário: entenda o que muda e como se organizar
| Novembro 14, 2024
Imagina só você ter um dinheiro guardado e que por um longo período não poderia ser acessado de forma simples, apenas cumprindo alguns requisitos..
Como organizar finanças para começar o ano livre das dívidas?
| Novembro 13, 2024
O fim do ano se aproxima e é inevitável não sentir aquela vontade de colocar no papel as próximas metas a serem realizadas no curto e longo prazo...
Planeje seu Natal com uma reserva de emergência eficiente
| Novembro 12, 2024
O fim do ano se aproxima e isso significa que aquela sensação de viver momentos especiais ao lado de quem você gosta está literalmente mais aflorada...