As criptomoedas não são exatamente uma novidade no mercado financeiro. Elas surgiram em 2009 com a criação do Bitcoin e se espalharam pelo mundo todo.
Atualmente, é bem comum se ouvir falar em compra, mas nem todo mundo sabe como dar os primeiros passos neste universo de oportunidades.
Com tantas criptomoedas surgindo diariamente, é muito difícil saber todas as informações sobre cada uma delas, afinal de contas, existem hoje mais de 12 mil opções. A princípio, o assunto pode parecer distante, mas a verdade é que só é preciso começar, conhecendo as informações básicas e principais características.
O primeiro passo para entrar no mundo do bitcoin e criptomoedas é escolher uma plataforma especializada nesse mercado que permita comprar e administrar esse dinheiro 100% digital. Nesse sentido, opções não faltam, surgindo novas alternativas a cada dia.
De modo geral, as plataformas funcionam como uma conta digital e uma loja. Depois do cadastro, você pode escolher as criptomoedas que deseja comprar, posteriormente pode guardá-las, trocar por outra criptomoeda ou convertê-las para o real.
Na hora de escolher a melhor plataforma, é importante pesquisar sobre seu funcionamento, levando em consideração o histórico e os mecanismos de segurança disponíveis. Algumas, por exemplo, permitem compras com reais, outras só aceitam dólares. Um ponto de atenção são as taxas de transação e depósito.
Reunindo essas informações, você já consegue decidir qual a melhor alternativa para fazer suas primeiras compras.
Depois que você decidiu onde vai comprar e administrar suas criptomoedas, é preciso definir qual criptomoeda comprar. Lembrando que é importante fazer uma pesquisa para entender melhor o objetivo da moeda, seus usos, a tendência de valorização e a volatilidade. Assim, é possível escolher de acordo com seu perfil e com o risco que está disposto a assumir.
Então, decida o que irá fazer com elas: se quer apenas comprar e guardá-las pensando no longo prazo ou se pretende explorar as grandes oscilações de curto prazo. Cada um decide o melhor uso de acordo com seu momento financeiro.
Quem explora essas oscilações de curto prazo é chamado de trader e consiste na pessoa que faz compras e vendas regulares de criptomoedas para ter mais lucro a curto e médio prazo. Funciona quase como a compra e venda de ações, por exemplo.
O trading ou trade varia conforme o preço de cada moeda. Por isso, é importante contar com ferramentas para saber quais os melhores momentos para comprar, reter, trocar e vender.
Assim como outros ativos, a compra e venda das criptomoedas funcionam de acordo com a oferta e a demanda. O diferencial é que o mercado é totalmente livre, funcionando 24 horas por dia e sete dias por semana, por isso sem regras que travem grandes oscilações, como ocorre com a bolsa de valores.
Os principais fatores que impactam no valor de uma criptomoeda são:
👉Leia também: Mercado Pago: seu app para comprar Criptomoedas
Você pode começar hoje mesmo a explorar as criptomoedas e, aos poucos, aumentar seu conhecimento para melhorar suas decisões e ter mais oportunidades. Comece pelas mais conhecidas (Bitcoin e Ethereum) e explore esse universo.