Quem usa o cartão de crédito Mercado Pago sabe que pode andar na rua sem dinheiro, fazer compras online ou presencialmente de forma segura, parcelar e, ainda, contar com muito mais facilidade e conveniência em todos os pagamentos, já que existem vários benefícios gratuitos e exclusivos.
Ou seja, uma mão na roda para todas as horas. Mas, em alguma situação, você pode ser surpreendido com uma transação negada. Se você já passou por isso uma vez e não soube exatamente o motivo ou, caso aconteça, vamos esclarecer agora o que você pode fazer.
A seguir, listamos os principais motivos que podem fazer com que sua transação seja negada e como proceder em cada uma dessas situações. Confira:
Por uma questão de segurança, o cartão Mercado Pago é enviado para o cliente bloqueado. Em alguns casos, o cliente se esquece de desbloquear ou tenta realizar a primeira compra por aproximação.
O bloqueio também pode acontecer por erro de senha diversas vezes ou ser feito pelo Mercado Pago depois de um comportamento incomum ou uma possível tentativa de fraude. Além disso, ocorre do próprio cliente bloquear o cartão (virtual, físico ou função contactless) - por algum motivo de segurança e esquecer disso.
Dica: faça a sua primeira compra com o cartão físico inserindo-o na maquininha para ativar o pagamento por aproximação. E não se esqueça de verificar no app se por algum motivo você bloqueou o cartão.
É importante prestar atenção ao realizar suas compras online, principalmente na hora de preencher o cadastro e os dados para pagamento. A compra pode ser negada, simplesmente por causa de um erro de digitação.
Número do cartão, nome impresso, data de vencimento e código de segurança (ou CVV) precisam ser digitados exatamente como aparece nas informações do seu cartão virtual - acessado diretamente pelo app.
Dica: volte ao cadastro da compra para conferir se tem algum erro de digitação.
Se o valor da compra extrapola o limite disponível, a transação será negada. Por exemplo, o produto que você quer comprar custa R$ 600 e o seu limite é R$ 500, a compra não vai ser aprovada. Lembrando que isso acontece mesmo que você tente parcelar o pagamento, pois o que conta é o valor total do limite.
Dica: veja 3 estratégias para aumentar seu limite.
A indisponibilidade pode acontecer quando existe algum problema de conexão entre a loja em que você está tentando realizar a compra e o adquirente, ou seja, a maquininha. Nesses casos, o sistema pode estar em manutenção ou instável.
Dica: procure aguardar um pouco e tente efetuar a transação novamente.
O timeout é o atraso na comunicação entre dois serviços que precisam de internet para funcionar. Se isso causa uma transação negada, significa que o problema é entre o adquirente e banco ou bandeira que emite o cartão de crédito.
Dica: procure aguardar um pouco e tente efetuar a transação novamente.
Conhecendo os principais motivos para uma transação negada, você não precisa se preocupar quando for fazer sua próxima compra. Agora, vai ficar fácil resolver qualquer situação e continuar usando todos os benefícios do seu cartão.