Quando o assunto é dinheiro, muita gente fica de cabelo em pé, afinal de contas, os boletos no fim do mês não param de chegar, não é mesmo?! Para evitar esse tipo de preocupação é importante controlar as finanças e criar o hábito de guardar dinheiro.
Mas não é tão fácil assim. Você decide que vai economizar, mas aí surge sempre um problema: o carro precisa de um mecânico ou você precisa comprar remédios, e outras coisas que não estavam nos planos. Então, os planos de economizar vão ficando sempre de lado.
Porém, muitas vezes, o passo mais difícil para dar um jeito nessa situação é apenas começar. E por isso queremos te ajudar nessa missão!
Economizar dinheiro de forma simples e sem dores de cabeça, às vezes parece impossível, não é mesmo?! Mas a verdade é que fazer isso é extremamente possível e pode ser simples, mesmo para quem ainda ganha pouco, basta seguir algumas dicas no dia a dia:
O primeiro passo para começar a economizar dinheiro é descobrir quanto você gasta e, para isso, é preciso ter uma planilha de gastos com todas as suas despesas. Assim que colocar tudo na ponta do lápis, tente separar por categorias, como gastos fixos - luz, água, aluguel, internet, mercado - e gastos variáveis - roupas, passeios, viagens, restaurantes. Isso te ajudará a entender melhor qual é o seu orçamento atual e no que você pode economizar no final do mês.
Parcelar uma compra é sempre uma tentação, principalmente quando você precisa muito daquele produto, mas não tem o dinheiro à vista. O grande problema é que muitas vezes nos esquecemos de que este valor pode afetar o orçamento mensal. Então, se for dividir uma compra, tenha o cuidado de incluir as parcelas nos seus gastos dos próximos meses. Assim, não corre o risco de ser pego de surpresa.
Com certeza, você deve estar pensando: “mas eu ganho pouco, não tenho dinheiro para guardar”. Por isso, queremos abrir seus olhos e dizer que com pequenas atitudes é possível economizar dinheiro mesmo ganhando pouco. Ao listar todas as suas despesas, você provavelmente irá perceber muitos gastos desnecessários e, portanto, precisa pensar em formas criativas de economizar.
Por exemplo: ao invés de ir a restaurantes ou pedir comida, tente cozinhar; faça caminhadas ou use bicicletas ao invés de usar serviços de transporte; considere viajar fora de temporada; escolha fazer passeios gratuitos, como piqueniques em parques. O importante é encontrar maneiras de economizar o máximo possível.
Ninguém está livre de enfrentar imprevistos, seja porque a geladeira quebrou, a TV pifou ou a fatura do cartão veio muito mais alta do que estava planejado. E é nessas horas que notamos como um dinheirinho guardado faz toda diferença.
Muitos especialistas recomendam guardar 30% do seu salário para uma reserva de emergência, mas para muita gente esse valor não combina com a realidade, por isso a nossa dica é: guarde o quanto puder. O importante é transformar isso em um hábito, já que, como diz o velho ditado, "de grão em grão a galinha enche o papo".
Não é necessário ser um especialista em investimentos para fazer seu dinheiro trabalhar por você. Existem muitas possibilidades de fazer seu dinheiro se multiplicar sem precisar de grandes conhecimentos, por exemplo, as contas que geram rendimentos diários a 100% do CDI em que não é preciso fazer investimentos, apenas deixar saldo disponível. Essa é uma excelente opção para fazer a reserva de emergência, pois seu dinheiro vai render todo o dia e você pode usar sempre que quiser.
💡Leia também: Veja como organizar suas contas para ficar longe das dívidas e alcançar seus objetivos
A maioria das pessoas tem muita dificuldade em economizar dinheiro. Por isso, pensando em facilitar a organização das finanças foi criada a regra 50 30 20. Nela, o salário e todos os ganhos extras - comissão, trabalho extra - devem ser distribuídos em três categorias:
Se você ganha um salário de R$1.100, nesta regra seu dinheiro seria distribuído assim:
Agora que você já sabe o que fazer para começar a economizar, prepare a caneta e o papel, liste todas as suas despesas e separe-as por categorias, assim você terá mais chances de assumir o controle da sua vida financeira.