Durante muitos anos, os bancos tradicionais fizeram e continuam fazendo parte da vida de muitas pessoas com serviços essenciais. Afinal, por muito tempo eles representavam basicamente a única alternativa para movimentações financeiras.
A agitação do dia a dia tem feito as pessoas procurarem novas soluções que tragam mais facilidades e economia de tempo. Isso significa que esperar por horas na fila para resolver burocracias bancárias, fazer pagamentos ou negociar taxas menores são questões que estão ficando no passado.
Segundo uma pesquisa sobre bancos do Instituto Qualibest, as principais insatisfações dos clientes com os bancos tradicionais estão relacionadas às tarifas cobradas e às taxas de juros. Por essas razões, o banco digital têm agradado diversas pessoas que desejam fazer suas transações financeiras gratuitamente ou com taxas baixas.
A praticidade em solucionar problemas com apenas alguns cliques também chama a atenção de todos que querem um novo jeito de usar serviços financeiros.
Um dos principais motivos relatados pelos clientes que optaram por abrir uma conta digital é a diferença na cobrança de tarifas para serviços rotineiros. Enquanto a maioria dos bancos tradicionais estimula o pagamento de taxas para manutenção de conta, anuidades nos cartões de créditos e tarifas de transferências para outros bancos via DOC ou TED, as contas digitais oferecem os mesmos serviços gratuitamente ou por valores bem mais acessíveis.
Segundo o estudo do Instituto Qualibest, para 44% dos entrevistados, a ausência na cobrança de tarifas é um grande atrativo e uma das principais diferenças entre contas digitais e bancos tradicionais.
Além do benefício econômico, existe também a questão da praticidade e da transparência em sua rotina bancária, principalmente em um momento de pandemia, já que a ideia de pegar filas para abertura de conta ou resolver outras questões não parece ser a maneira mais segura. No caso das contas digitais, não há burocracia para abertura de contas, porque todo o processo pode ser feito pela internet em alguns minutos, sem sair de casa. Outro ponto positivo é que as condições de serviços ficam claras no momento da contratação e a chance de você ser surpreendido por alguma taxinha surpresa é bem menor.
Conseguir centralizar e monitorar as movimentações do seu dinheiro no smartphone a qualquer momento é uma maneira de ter maior controle e melhor organização das suas finanças. E essa é uma possibilidade das contas digitais.
Mas a vantagem nesse caso não se limita ao controle da conta, afinal o atendimento também é online. Esqueça filas ou ligações telefônicas que duram horas. Justamente pela ausência de unidades físicas, os bancos digitais oferecem a possibilidade de resolver qualquer questão - como aumento de limite, cancelamento de compras no cartão ou cadastramento de serviços - por meio do próprio aplicativo.
O rendimento da poupança é definido pelo governo e é calculado como 70% da Selic + TR. Hoje em dia a TR, que é a taxa referencial, é zero e acaba não acrescentando valor. A Selic e o CDI também são estabelecidos pelo governo e têm valores muito parecidos. Ou seja, os rendimentos acima de 70% do CDI já são melhores do que a poupança. As contas digitais, portanto, possuem um rendimento mais interessante.
A maioria dessas contas atua com rentabilidade de 100% do CDI para o valor aplicado, variando o valor mínimo de saldo para cada conta digital. Isso significa que ao escolher uma conta digital, seu dinheiro vai render mais que a poupança e mais que em um banco tradicional.
👉 Leia mais: Como escolher a melhor conta digital para você
O uso de serviços bancários, claramente, é imprescindível. Mas será que é mesmo necessário passar por tanto sofrimento, burocracias e altas taxas? A resposta é que você não precisa passar por isso! Chega de frustrações e reclamações: os serviços financeiros on-line chegaram de vez para simplificar e proporcionar controle sobre o seu dinheiro. Afinal, com a conta digital é possível fazer transferências gratuitas, sem taxas de manutenção, efetuar pagamentos e resolver tudo através de aplicativos.
Se você também já está cansado das condições oferecidas pelos bancos tradicionais e quer ter acesso a serviços bancários de forma transparente e prática no seu smartphone, considere abrir uma conta digital e tenha controle da sua vida financeira.